Vereadores aprovam projeto que cancela Zona Azul
As empresas Cellopark Estacionamentos e Autoparque do Brasil, que formam o consórcio para administrar a Zona Azul em Taboão da Serra, já começaram a instalação dos parquímetros para a cobrança do estacionamento em vias públicas que abrange as principais ruas e avenidas da cidade.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Consórcio vencedor já começou a demarcação das vagas
De acordo com o vereador Alexandre Depieri, a Câmara Municipal foi contra a implantação da Zona Azul porque seria mais uma “taxação” para a população. “Esse não é o momento, temos outras prioridades. Entendemos que o Executivo teve seu período em 2009 [para implantação] quando foi aprovada essa lei, em outro contexto. Agora é hora de realinharmos a cidade, temos outras prioridades”, disse.
Ainda segundo Alexandre Depieri, o projeto que suspende a implantação da Zona Azul deve ser revisto pelo prefeito. “Nós vamos contar com a sensibilidade dele [Evilásio Farias] para suspender essa licitação para um melhor momento”, garantiu.
Outro lado
Segundo o novo secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Zoroastro Junior, a implantação da Zona Azul está ocorrendo normalmente. O secretário disse, antes da votação na Câmara, que "as cidades não têm mais espaços, precisamos saber dividir com o próximo", disse.
De acordo com o secretário a Zona Azul será instalada em locais onde um estudo mostrou a viabilidade. "É um sistema minucioso, precisamos marcar o local exato e isso pode demorar um pouco". Zoroastro também diz que será bom para o comércio do município, mas que ainda não tem uma data específica para começar a cobrança.
Os valores serão estipulados pela prefeitura do município, em março de 2010, no Diário Oficial a prefeitura publicou o valor estipulado. O motorista terá que pagar R$ 2,00 por hora e poderá permanecer na vaga no máximo até duas horas.
A Zona Azul vai funcionar de segunda a sexta-feira das 8h às 18 horas e nos sábados das 8h às 17 horas, ficando isento os domingos e feriados. Veículos que utilizarem as vagas para carga e descarga de mercadorias entre às 18h30 e 7h30 ficarão isentos do pagamento. Caçambas e containers estacionados nas ruas pagarão R$ 10,00 de diária.
Colaborou Patrícia Alves, da Gazeta SP