Vereador Tales Franco é convocado para depor na CEI
Após as denúncias feitas pelo vereador Tales Franco na última terça-feira, dia 14, publicadas pelo Portal O Taboanense, a Comissão Especial de Investigação convocou o parlamentar para que confirme as afirmações que a Conam teria tentado corromper funcionários do CPD da prefeitura de Taboão da Serra. Ele irá depor nessa quinta-feira, dia 16, às 10h.
Em entrevista a diversos jornais da região, o vereador, que assumiu no último dia 6, disse que um dos funcionários teria dito que a Conam tentou corromper pelo menos três servidores. “Se nós temos uma denúncia e não tomamos uma posição, podemos prevaricar, e não é isso que queremos, pelo contrário”.
Foto: Rose Santana
O vereador Tales Franco na sua primeira sessão como vereador
Diante das denúncias feitas pelo vereador, os integrantes da CEI decidiram convocar oficialmente Tales Franco para que ele oficialize o que foi dito na entrevista. Olívio Nóbrega, Paulo Félix e o presidente da comissão, Cido, votaram a favor. Wagner Eckstein pediu para aguardar a presença do vereador Valdevan Noventa, que está doente, antes de decidirem pela convocação.
Após a entrevista, Tales Franco não quis comentar com a imprensa o teor das denúncias e nem o funcionário da Conam que teria feito a proposta, apenas confirmou que houve uma tentativa de corromper três servidores do CDP.
O outro lado
A reportagem do Portal O Taboanense entrou em contato com a Conam na manhã desta segunda-feira. O diretor da empresa, Rinaldo Abreu, que já depôs duas vezes na comissão, falou pelo telefone que a denúncia é inverídica. “Isso é um absurdo, nunca aconteceu isso. Essa é mais uma armadilha contra a Conam, mas essas pessoas serão processadas, elas vão ter que provar isso que estão falando”, disse.
Ainda de acordo com Rinaldo Abreu, a Conam nunca faria uma proposta como essa, até mesmo porque, segundo ele, a empresa não tem como alterar mais nada. “Porque eu iria tentar corromper algum funcionário do CPD? Já foi feito backup, foi mandado tudo para a polícia, não tem como alterar nenhum dado. Seria uma burrice, uma infantilidade. Na verdade uma imbecilidade”, afirmou.
Novas oitivas
Além da convocação de Tales Franco, a CEI definiu mais duas oitivas. Na sexta-feira, dia 17, às 10h, o advogado e controlador geral do município, Dr. Antônio Rodrigues irá depor na Câmara. Na segunda-feira, dia 20, é a vez do empresário Jurivaldo dos Santos, proprietário da empresa Tamanho do A depor. A oitiva começa às 10h.