Vereador Alexandre Depieri pede suspensão da Zona Azul
Mais uma polêmica à vista. O vereador Alexandre Depieri (PSB), da base de governo do prefeito Evilásio Farias, apresentou um requerimento pedindo a suspensão da instalação da Zona Azul em Taboão da Serra. As empresas Cellopark Estacionamentos e Autoparque do Brasil, que formam o consórcio vencedor da licitação, já começaram a instalar os parquímetros.
Em seu requerimento, Depieri pede que seja revisto os termos do decreto nº 24 de 2010, onde é regulamentada a exploração do estacionamento rotativo. “É um custo a mais para a população, um imposto a mais. Peço a suspensão desse serviço”, disse na tribuna da Câmara do vereador.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Falta de vagas é um dos principais problemas do trânsito em Taboão
Depieri justifica que o decreto publicado está com muitas ruas erradas. “Houve mudanças no trânsito, as ruas mudaram de mão e isso o decreto não prevê. Quando esse projeto foi aprovado pela Câmara, era outro momento, outra situação”, justificou o parlamentar. Mesmo com o pedido de Depieri, o consórcio vencedor continua com a marcação das ruas e a instalação dos equipamentos de cobrança.
O vereador ainda lembra que em algumas vias está previsto a Zona Azul nos dois lados sem levar em consideração o trânsito local e as dimensões das ruas. “Essa medida irá agravar ainda mais o trânsito já bastante complicado na cidade, em razão a interrupção para manobras de estacionamento que serão mais constantes dada a rotatividade decorrente com a medida em implantação”.
O sistema de Zona Azul vai abranger as principais ruas e avenidas da cidade, e beneficiar principalmente o comércio de rua devido à grande rotatividade das vagas. A região central e o Pirajuçara são as que áreas que mais sofrem com a falta de espaço para estacionar. O serviço será terceirizado, mas o valor será estipulado pela prefeitura.
Em março de 2010, a prefeitura divulgou, no Diário Oficial, a lista de ruas de Taboão da Serra que terão Zona Azul. Além disso, as regras e valores também foram publicados na época. O motorista que quiser estacionar nas vagas marcadas como Zona Azul vai pagar R$ 2 por hora e poderá ficar estacionado no mesmo local por no máximo duas horas.
A Zona Azul vai funcionar de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e nos sábados das 8h às 17h, ficando isento os domingos e feriados. Em épocas especiais (datas comemorativas) o horário estabelecido poderá ser alterado por ato do prefeito. Veículos que utilizarem as vagas para carga e descarga de mercadorias entre às 18h30 e 7h30 ficarão isentos do pagamento. Caçambas e containers estacionados nas ruas pagarão R$ 10,00 de diária.
Na época, o então secretário de trânsito e transporte, Claudinei Pereira, disse que a medida visa oferecer uma rotatividade maior de vagas nas regiões de centralidade. “Muitos motoristas param o carro o dia inteiro na mesma vaga, chegam de manhã e só saem à noite, tornando quase impossível que outros veículos possam estacionar na região central e no Pirajuçara. O comércio perde com isso, a Zona Azul está sendo implantada para democratizar o espaço público”, afirmou.
Foto: Eduardo Toledo
O vereador Alexandre Depieri que pede a suspensão da Zona Azul na cidade
No Pq. Pinheiros, trechos das principais vias passam a ser considerado estacionamento rotativo pago. Entre elas estão as vias: Porfírio José de Miranda, Paulo Ayres, Helena de Moraes Oliveira e Mário Latorre.
Já nos Jardins Maria Rosa e Bontempo as vias que recebem a Zona Azul são Elpídio José de Oliveira, José Maria Mamblona, João Queiroz, Vicente Sewabricker, Alfredo Wolf, Fancisco Gonçalves, Cesário Dáu, Emília Garrido, av. Dr. José Maciel, Levi de Souza e Silva, Elisabeta Lipps, Caetano Barrela, Engenheiro Wilson Houk, João Slavieiro e Adolfina de Arruda Castanho.
No centro, as ruas que terão Zona Azul são: Jovina de Carvalho Dáu, Ernesto Capelari, Rafael Jurado Navas, Senador Felinto Muller, Armando Andrade, rua do Carmo, Santa Luzia, Thereza Maria Luizetto e José Soares de Azevedo. No Pq. Assunção, as ruas Antônio de Pádua, Rua das Rosas, Paulina Ortega, Travessa dos Lírios e Praça Miguel Ortega também terão cobrança para estacionar em suas vias.
Na região do Pirajuçara, diversas vias vão passar a ser consideradas Zona Azul, as principais são: Rua Carlos Fernandes, Jurandir Cabelho, Dolores Romero, João Fernandes, Benedito Marioni Filho, Diogenes Pedro de Campos, Brasil de Cristo, Katsumi Hoshiro, Afonso Rodrigues, Carlos Ventura, Manoel Matos Sobrinho Rego, Osmar Antônio da Silva, Tereza Montez, Euclides Pagani Martins e trechos da Kizaemon Takeuti e av. Fernando Fernandes.
Na regulamentação da lei municipal publicada no último dia 26 de fevereiro de 2010, a prefeitura passa a chamar os locais com cobrança de “Área Azul”. As motos ficam livres do pagamento da taxa, desde que estejam estacionadas nos locais determinados a esse tipo de veículo. Outra novidade é que 2% do total de vagas serão destinados a deficientes e 5% para idosos.
Veículos oficiais da União, Estado e Municípios estarão isentos do pagamento da Zona Azul, bem como Carros de Transporte de Valores, veículos de prestadoras de serviços públicos e concessionárias também não pagam a Zona Azul.
Colaborou Rose Santana