EM ALTA
Home

Veja como foi a celebração de Corpus Christi em toda a região

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

27/05/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A festa de Corpus Christi foi celebrada com grande dedicação dos fiéis em toda a região. Nas três principais da cidade do Conisud, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra, mais de 1.300 fiéis trabalharam na confecção dos tapetes de serragem e areia. Milhares de pessoas e turistas visitaram a região para acompanhar as missas e procissões que aconteceram nesta quinta-feira, dia 26.

Em Taboão da Serra, a tradicional celebração de Corpus Christi chegou a sua 23ª edição consecutiva e levou milhares de moradores as ruas do Centro, onde os coloridos tapetes de serragem foram montados. Neste ano, Monsenhor Aguinaldo alterou o horário da procissão, que aconteceu mais cedo, às 15h. Em seguida, a missa foi celebrada no Santuário.

Procissão nas ruas centrais de Taboão da Serra reuniu mais de dois mil fiéis | Eduardo Toledo

Ao todo, a extensão do tapete chegou a mais de um quilômetro, com cerca de 120 tapetes de serragem e outros 500 metros de tecido. Na montagem os fiéis utilizaram serragem colorida, além de outros materiais como areia, pedrinhas e até mesmo materiais reciclados.

Em Embu das Artes, que tem uma das festas mais antigas da região, quem aproveitou o feriado e os belos tapetes foram os turistas, que lotaram a cidade. Além das atrações tradicionais da cidade, dos antiquários e dos ótimos restaurantes, o tapete de serragem confeccionado na rua Nossa Senhora do Rosário também atraiu um grande número de fiéis.

A missa celebrada pelo padre Sebastião aconteceu no estádio Municipal Hermínio Espósito. A procissão seguiu até o Largo dos Jesuítas, onde foi realizada a benção do Santíssimo. Os tapetes do centro histórico ocuparam mais de 500 metros que foram do Museu de Arte Sacra, no Largo dos Jesuítas, até a Capela de São Lázaro, Rua Nossa Senhora do Rosário.

noticias relacionadas

Em Itapecerica da Serra aconteceu a maior missa de toda a região. Os católicos da cidade lotaram o Largo da Matriz durante a celebração de Corpus Christi. Muitas pessoas de outras cidades com Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço também acompanharam a missa no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres.

Os tapetes de Itapecerica da Serra são os mais largos de toda a região e deram um colorido especial para a avenida XV de Novembro. “Achei muito bonito, nesse ano capricharam, usaram o mesmo tom em todos os tapetes, acho que deu um toque diferente”, disse Carlos Alberto Souza, morador da cidade.

Tradição

O Corpus Christi surgiu no século XIII da necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado e de testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia. Já a tradição da confecção do tapete nasceu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

 

 

Notícias relacionadas