EM ALTA
Home

Veja as principais propostas do candidado Evilásio

11 min de leitura
Foto do autor

Redação

01/10/2008 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Esporte, lazer e cultura
 
As propostas do candidato à reeleição Evilásio Farias para as áreas do esporte lazer e cultura são amplas. Entre elas destacam-se a criação de novos pólos esportivos na cidade a fim de criar em Taboão da Serra um celeiro de atletas e colocar a região no mapa esportivo. Para ele, com a conclusão da construção do Centro Olímpico, essa realidade estará perto de ser consolidada.
 
Na área cultural destacam-se a criação de mais espaços para o desenvolvimento artístico da população taboanense e a promoção de acesso à cultura e a capitação de recursos para essa área.
 
Para o próximo mandato, além de manter os programas de esporte já existentes, o prefeito Evilásio Farias pretende concluir a construção do Centro Olímpico e do Ginásio de Esportes do Pirajuçara, criar a Academia Municipal de Atividades Físicas.
Ele também anuncia a colocação de grama sintética em todos os campos de futebol e promete ampliar os núcleos de atividades esportivas, que atualmente somam 16, para a população praticar esportes como ginástica e caminhada.
Além disso, ele também defende a ampliação da parceria com a Secretaria de Saúde para acompanhamento médico nos núcleos esportivos. Outra meta do governo será a implantação, em parceria com o Ministério do Esporte, do Programa de Esporte e Lazer da Cidade para jovens de 17 a 24 anos e para a Terceira Idade.
 
Evilásio Farias também pretende continuar e ampliar o Projeto 2º Tempo e construir piscinas nas escolas.“Esporte e Cultura em Taboão hoje é política de todos. Nosso governo fez investimentos nunca vistos nas duas áreas”, destaca. Já na área da cultura o Evilásio Farias promete construir a Casa de Cultura do Pirajuçara, instalar o 2º Liceu de Artes Municipal, ampliar a Escola Municipal de Música, instalar a Escola Municipal de Teatro, ampliar a Escola Municipal de Bailado, entre outras iniciativas.
 
Assistência Social
 
Evilásio enfatiza que a área social é bastante ampla, pois envolve outras áreas prioritárias. “Nós implantamos na cidade a assistência social nos ditames do Conselho Nacional de Assistência Social. Ou seja, assistindo às famílias para que cresçam em todos os aspectos. Acabamos com o paternalismo que havia anteriormente”, garante.
 
 
Saúde
 
O candidato Evilásio Farias afirma que pretende implementar todos as iniciativas previstas no Plano Diretor de Saúde da cidade. Ele pondera que o documento elenca todas as ações necessárias para o setor e adianta que o mesmo vai nortear as ações de saúde no Taboão nos próximos anos.
 
“Nenhum governante poderá fugir do que está descrito no Plano Diretor de Saúde da cidade”, enfatiza. O Plano Diretor de Saúde foi decidido pela Conferência Municipal de Saúde e está sendo acompanhado pelo Conselho Municipal de Saúde. Evilásio lembra que o documento prevê ações para a cidade até o ano de 2014.
 
Educação
 
O candidato Evilásio Farias aposta na intensificação das ações de seu governo na área da educação. Ele disse que a prioridade continuará sendo recuperar o déficit existente na cidade de vagas em creches, acumulado ao longo de 10 anos.
 
“A nossa meta para o próximo mandato é garantir vagas em creches para todas as crianças de 0 até 3 anos. Vamos terminar esse mandato com 14 novas creches”, sentencia, acrescentando que atualmente, de 4 anos acima todas as crianças já estão sendo atendidas.
 
Evilásio Farias afirma que também pretende manter o nível atual de educação. Segundo ele, Taboão e Barueri conseguiram o título de melhores municípios em qualidade de educação no Estado. Ele aponta ainda que as políticas de esporte e cultura ajudam a sustentar a educação na cidade.
 
Evilásio disse que dará continuidade e vai ampliar aos projetos implantados em seu governo. Ele lembra que a prefeitura mantém cursos de capacitação profissional em parceria com outras instituições. Outra meta dele é intensificar o programa de inclusão digital.
 
Para o próximo mandato o candidato disse que irá construir prédios para que o governo do Estado instale na cidade uma Fatec e uma Etec.
 
 
Habitação
 
O candidato Evilásio Farias lembra que a habitação de natureza social no Brasil tem duas formas de financiamento. A primeira via governo do Estado, por meio da CDHU e a outra é Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social que utiliza recursos do orçamento e da caderneta de poupança, por exemplo. Já a liberação de recursos é feita pela Caixa Econômica.
 
Nesta perspectiva o atual prefeito afirma que têm duas propostas para a área de habitação na cidade. A primeira é investir para melhorar a qualidade dos imóveis existentes, a exemplo do que já está acontecendo em alguns bairros com a utilização de recursos federais. “Temos que investir na melhoria das condições habitações”, aponta.
 
Outra alternativa apresentada por ele é a formação de grupos para adquirir terras e buscar o financiamento junto à Caixa Econômica Federal. “Esse ano vamos começar as primeiras 300 moradias conseguidas dessa forma”, informa, acrescentando que Taboão acabou a história de ocupar áreas vazias, pois elas já não existem, e, além disso, não garantem o crescimento ordenado da cidade.
 
Já em relação aos movimentos de moradia que militam no município, Evilásio Farias disse que está atendendo às reivindicações da melhor maneira possível. “Estamos cumprindo os compromissos com o MTST. Temos quase 400 famílias no Bolsa Aluguel. Agora, nosso compromisso é atender as pessoas que moram em Taboão da Serra. Eles são nossa absoluta prioridade”, relata.
 
Trânsito
 
Evilásio Farias promete fazer na região central do Pirajuçara, na Estrada Kizaemon Takeuti, a mesma revolução viária feita no Centro de Taboão. Ele também disse que pretende implantar transposições de cruzamentos na BR 116 ligando um bairro a outro.
O atual prefeito disse ainda, que pretende implantar o Programa de Educação no Trânsito nas escolas municipais. Criar as mini-cidades do Trânsito nas escolas. Ele também quer interligar todos os semáforos em um sistema inteligente garantindo maior fluidez na cidade.
 
Evilásio Farias também quer a implementação do programa de Ciclo Inclusão, que prevê a criação de ciclovias e ciclofaixas em todas as bacias hidrográficas da cidade: Pirajussara, Joaquim Cachoeira, Ponte Alta e Poá e ao longo dos Parque Lineares. Além disso, pretende Implementar o Projeto IPVA – que irá oferecer incentivos para quem licenciar o carro em Taboão da Serra.
 
Já na área dos transportes coletivos ele disse que implementará um novo sistema na cidade chamado de SITS (Sistema Integrado de Transportes de Taboão da Serra: Bilhetagem eletrônica, Bilhete Integração e Bilhete Único). Além da renovação das linhas municipais com tarifas mais baratas e viagens mais rápidas.
 
O atual prefeito também realizará um reestudo das linhas existentes e revitalização com a criação de novas linhas em bairros que ainda não são atendidos. Ele garante que ninguém vai se deslocar mais de 300 metros para pegar um ônibus na cidade.
 
Evilásio Farias também pretende investir na intensificação da fiscalização de ônibus por meio de catraca eletrônica e GPS (Monitoramento via Satélite) e na regularização dos vínculos contratuais dos motoristas, cobradores e fiscais das linhas municipais, entre outras propostas
 
Segurança
 
O candidato Evilásio Farias lembra que a Constituição Federal determina que a segurança é prerrogativa do governo do Estado, que detém na sua estrutura organizacional os equipamentos de segurança, entre os quais estão as Polícias Civil, Militar, Rodoviária, Corpo de Bombeiros entre outros. “Esses equipamentos não são da prefeitura, e sim do Estado. Infelizmente, o Estado aboliu a segurança na maior parte do País. Em Taboão não é diferente”, pondera.      
      
Nesta perspectiva, ele afirma que o papel da prefeitura é atuar na base, de maneira preventiva a fim de evitar o surgimento de violência. Entre as ações preventivas apresentadas por ele destacam-se: o acesso de crianças e adolescentes à prática de esportes, a fim de reduzir o grau de risco e vulnerabilidade.
 
Evilásio Farias destaca também a oferta de cursos de capacitação, a Frente de Trabalho e o acesso a outras vagas de emprego como iniciativas importantes para vencer a violência na base . “Também estamos buscando recursos para investir em mães pobres e jovens carentes, entre outras ações”, argumenta, lembrando que há uma relação de causa e efeito no problema. “Hoje o Estado combate o efeito. Mas a prefeitura atua para evitar a violência na base”, pondera Evilásio.
 
Ele lembra que somente a prefeitura abriu as portas do mercado de trabalho para cerca de 5 mil pessoas.  “Há seis anos Taboão estava entre as 10 cidades com maior índice de homicídios. Agora, a cidade não aparece nem entre as 60. Tudo isso graças ao trabalho preventivo”, comemora.
 
Evilásio Farias destaca que na parte repressiva a prefeitura investiu na ampliação, qualificação e treinamento da Guarda Civil Municipal, somado ao investimento feito em equipamentos e viaturas. “Aumentamos o efetivo da guarda de 80 para 200 homens. Além disso, vamos monitorar com câmeras todas as principais ruas da cidade. Também estamos adquirindo equipamentos junto ao Ministério da Justiça para colocar bases móveis em todo o território”, afirma.

Notícias relacionadas