Usuários da EMTU na região não aprovam mudança de itinerário
Colaborou Matheus Herbert, da Gazeta de S. Paulo
A mudança de itinerário de 12 linhas de ônibus intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e atendem as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, ainda não entrou em vigor, mas já deixou muitos usuários descontentes. A partir do próximo sábado, dia 17, as linhas que rodavam pela avenida Professor Francisco Morato passarão a seguir viagem pela avenida Eliseu de Almeida, a alteração não agradou os passageiros que se manifestaram de várias formas, inclusive nas redes sociais.
Uma das principais reclamações das pessoas que dependem de alguma dessas linhas é a demora no trajeto das viagens, como foi comentado por Renata Carvalho, no Facebook: “Agora vai ficar bom! A viagem que era de duas horas vai para três”. Há também muitos comentários sobre pessoas que terão que pegar duas conduções, devido a mudança, como é o caso de Nilza de Azevedo “Péssimo! Terei que sair meia hora mais cedo ou tomar dois ônibus (ou fazer as duas coisas)”.
Até mesmo aqueles que não serão prejudicados com a mudança comentaram as dificuldades que os usuários terão. “Para mim tá bom porque é mais fácil ir pela Eliseu quando vou à faculdade, porém é uma falta de respeito com quem precisa do transporte pela Francisco [Morato], a Francisco é mais rápido para alguns! Quem só pega Francisco ficou super desprivilegiado. Poderia ser proporcional! Não está certo”, diz Francini Almeida.
Há também a questão da segurança, como apontou Sônia Pontes: “Gostaria muito de saber quem sai tarde do serviço, vai fazer como? Quem vai dar segurança até a Eliseu a pé? Isso é uma falta de respeito com o povo que depende dos intermunicipais, pois no mínimo quem está fazendo isso com o povo não anda de ônibus e nem sai tarde do serviço e depende de ônibus na Francisco Morato né? Vamos manifestar para quem precisa de ônibus pela Francisco Morato”.
O morador de Embu das Artes, o aposentado Francisco Pereira de 60 anos, também falou sobre o novo itinerário. “A Eliseu de Almeida não tem corredor e fora que é totalmente esburacada. Para mim que sempre fui pela avenida Francisco Morato, é uma péssima alternativa. Quem precisa acessar a região do Morumbi, terá que andar muito mais, quando descer na Eliseu de Almeida”.
Segundo a EMTU, as linhas 032 BI1, 032BI2, 033, 078PR1, 090PR1, 124, 124BI1, 128, 190, 191, 272 e 356, que atendem cerca de 38 mil passageiros diariamente, com destino aos bairros de Pinheiros, Clínicas e Conceição, tiveram que mudar a rota, após um pedido da São Paulo Transporte (SPTrans). Ainda segundo a empresa, a SPTrans quer reorganizar as linhas e desafogar o corredor da avenida Francisco Morato.
“Eu que estudo na região do Morumbi, vou ter que andar muito até chegar. E o pior será na hora de voltar, muitas vezes já saímos tarde e agora vou ter que ir até a Eliseu para pegar o meu ônibus que é o 032”, reclamou a estudante Patricia Carvalho, de 25 anos.
O motivo
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra, Rinaldo Tacola, a mudança foi uma determinação da SPTrans. “Esse problema aconteceu porque São Paulo, a SPTrans,está tentando resolver o problema dela [São Paulo]. Ela quer pegar parte desses ônibus que vão pela [avenida professor Francisco] Morato e vai jogar na Eliseu de Almeida. Não temos poder de decisão lá, Estamos brigando para mudar essa situação”, esclareceu.
Para Tacola, esse problema vai "dificultar muito a vida dos passageiros" dessa região. “Eles vão ter que descer na Eliseu e ir a pé até a Morato, chega até um quilômetro essa distância. O Conisud [Consórcio da Região Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo] está questionando, ‘vocês estão prejudicando a gente, todos os usuários da região metropolitana, estão sendo prejudicados porque São Paulo está proibindo a circulação de ônibus na Morato'”, declarou.
A SPTrans e a EMTU foram procuradas, mas até o fechamento da matéria não se manifestaram.
Aviso
Em virtude do início do horário de verão, neste sábado 17/10, as linhas de ônibus metropolitanos que normalmente funcionam até à 1h irão operar até às 2h do novo horário. No domingo, 18/10, as linhas cumprirão a tabela horária normal.