Home
›
Um carro é roubado a cada oito horas em Taboão da Serra
4 min de leitura
Taboão da Serra lidera mais um ranking regional, mas desta vez os números não são favoráveis para a cidade, pelo contrário, eles são alarmantes. O levantamento feito pelo Portal O Taboanense, baseado em dados da Secretaria de Segurança Pública, aponta que a cidade é a líder disparada no número de roubo de veículos. Nos seis primeiros meses de 2008 foram roubados e furtados 544 carros, ou seja, um veículo a cada oito horas.
As ocorrências nas outras cinco cidades da região, somadas, chegam a 564 casos, praticamente o mesmo número registrado só em Taboão da Serra. Em São Lourenço da Serra, onde foi registrado o menor índice, apenas um veículo foi roubado no primeiro semestre do ano. O número de carros roubados em um único dia em Taboão equivale a mesma estatística de 18 meses em São Lourenço.
A média de roubo de veículos em Taboão da Serra é de 90 por mês. Em 2006, esse mesmo número era de 76 carros. Em 2007 o número chegou registrado foi de 99 veículos roubados e furtados por mês.
Em outras cidades da região as estatísticas apontam um número menor do que Taboão. No Embu, que possui uma frota pouco menor do que a taboanense, o número de roubos no primeiro semestre foi 272, uma média de 45 carros roubados por mês na cidade. Em Itapecerica da Serra, os números são menores ainda: 213 no semestre e 35 por mês.
O elevado número de roubos e furtos de veículos acaba pesando no bolso do taboanense. As seguradoras calculam o valor cobrado nos seguros principalmente pelo número de casos. “Realmente é um número muito alto, o que torna, sem dúvida, o seguro mais alto na cidade”, disse Celso Freitas, dono de uma seguradora.
Diversos moradores contaram, através de e-mail, casos de roubo nos últimos meses. O zelador José Cardoso, disse que parou o seu carro, um corsa, próximo do banco Bradesco, na região central, para fazer tirar um extrato. “Não demorei mais do que 10 minutos na agência, quando sai o carro não estava mais lá”, disse.
Susto maior tomou a aposentada Aparecida de Carvalho. Em janeiro deste ano, dois bandidos a renderam quando ela se preparava para entrar em sua casa, no Jd. América. “Foi horrível, eles estavam armados e quiseram me levar junto, mas eu corri para dentro de casa e eles só levaram o meu carro”.
Números regionais
Os roubos e furtos de veículos na região no primeiro semestre chegaram a 1.108 nas seis cidades da região do Conisud (Taboão, Embu, Itapecerica, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço). A média mensal abaixo é referente aos números do primeiro semestre de 2008.
Taboão da Serra 90,6
Embu 45,3
Itapecerica 35,5
Embu-Guaçu 10,6
Juquitiba 2,33
São Lourenço 0,16