Trabalhadores da coleta de lixo de Itapecerica da Serra decidem nesta quinta-feira se greve continua

Os coletores de lixo de Itapecerica da Serra estão em greve desde segunda-feira, dia 13. De acordo com o sindicato da categoria, o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Ônibus R. I. I. I. e Setor diferenciados de São Paulo, os trabalhadores reclamam de atraso no pagamento do salário e benefícios como vale alimentação, vale refeição e vale transporte. Eles também denunciam as condições dos caminhões que fazem o serviço, que estão sucateados, e da falta de equipamentos de segurança.
Há 30 dias os funcionários, representantes do sindicato, da empresa Construrban – responsável pelos serviços de coleta da cidade, da prefeitura, vereadores e o secretário municipal de Obras Carlos Hueb, se reuniram e acordaram que seriam realizados os pagamentos do FGTS e INSS, melhorias no pátio da empresa, revisão dos caminhões, que os trabalhadores reclamam que circulam com pneus carecas, sem freio e com o motor fraco, “colocando em risco a vida dos trabalhadores e da população”.

Como a empresa não cumpriu o acordo, os trabalhadores decidiram decretar uma nova paralisação. Essa é a quarta vez que a categoria entra em greve neste ano. Segundo informações, a Construrban alega que está passando por dificuldades financeiras.
Em nota a Prefeitura informou que “está em dia com a empresa vencedora da licitação e tomando as devidas providências para que seja cumprido o contrato”.
Na manhã desta quinta-feira, dia 16, às 6h da manhã, os trabalhadores voltam a se reunir para decidirem se a greve continua.
Notícias relacionadas

Artesp reduz frota de ônibus intermunicipais durante as férias escolares em Taboão da Serra e região
30/06/2025

Nova frente fria chega com temperaturas mais amenas a Taboão da Serra, Embu e Itapecerica nesta semana
29/06/2025