EM ALTA
Home

Tempestade deixa árvores caídas e falta de energia elétrica

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

16/03/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A tempestade que atingiu Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra no início da tarde deste domingo, dia 16, deixou um rastro de destruição por onde passou. Árvores caíram coma força do vento, placas de publicidade foram arrancadas, telhas levadas, além de pontos de alagamento. Taboão da Serra foi a cidade mais atingida, a parte central da cidade ficou sem luz por mais de cinco horas.

O último domingo do verão de 2014 foi marcado por muito sol e calor no início da manhã. A chuva começou por volta das 16h, diferente das tempestades registradas nas últimas semanas a tempestade veio acompanhada de um vento muito forte. Segundo a Defesa Civil de Taboão da Serra, 15 árvores de grande e médio porte caíram neste domingo.

Árvore caiu no condomínio BNH, no Pq. Piheiros, após forte ventania | Cynthia Gonçalves

Segundo Ricardo Teodoro, da Defesa Civil, a tempestade atingiu toda a cidade. “Tivemos ocorrência de queda de árvores na Kizaemon Takeuti, na Laurita Ortega Mari, no Jd. Maria Rosa, no Marabá e no Parque Pinheiros, entre outros bairros. Já removemos quase todas as árvores que caíram”, disse.

Ninguém ficou ferido com as quedas de árvore em Taboão da Serra. O problema maior que foi registrado é que galhos danificaram a rede elétrica, deixando boa parte da cidade, principalmente a região central, sem luz. No Jd. Maria Rosa e Monte Alegre, o fornecimento só foi normalizado às 19h30.

No condomínio BNH, no Pq. Pinheiros, uma enorme árvore caiu, assustando os moradores. “Foi um milagre ninguém ter ficado ferido, a árvore é muito grande, fez um barulho enorme quando caiu”, disse Donizete Carvalho, morador do condomínio. A Defesa Civil encontrou dificuldade para remover a árvore.

O vereador Eduardo Nóbrega foi até o condomínio e disse que irá solicitar que seja feita um laudo para determinar a saúde das outras árvores do condomínio. “Aqui a circulação de pessoas é muito grande, essa é uma preocupação nossa, vou conversar com o prefeito Fernando Fernandes para que a gente faça isso em todos os bairros de Taboão”.

galeria de imagens

Alguns bairros, como o Pq. Pinheiros, a luz ainda não tinha voltado em algumas ruas até o fechamento desta matéria (22h). O morador Luiz Dalto disse pelo Facebook que na Estrada São Francisco próximo do shopping “estamos sem luz há mais de 6 horas”. A internauta Lucélia relatou que no Jd. Record “antenas parabólicas foram arrancadas, árvores caíram e [houve] falta de luz”.

A internauta Giane Gonçalves escreveu que no Jardim Canner “a energia tá piscando desde às 16h e agora ficamos por 5 minutos sem energia…agora voltou”, relatou por volta das 22h10. A chuva também causou pontos de alagamento na rodovia Régis Bittencourt, próximo ao Pq. Pinheiros e na avenida Laurita Ortega Mari, que chegou a ficar interditada por algumas horas devido a uma árvore que bloqueou as duas pistas. Confira a participação dos Internautas no Facebook do Portal O Taboanense.

O córrego Pirajuçara transbordou na divisa com São Paulo, próximo ao Campo Limpo. A água invadiu a Estrada Kizaemon Takeuti e a rua Uniflor. O trânsito ficou complicado na região, pelo menos uma loja de autopeças chegou a ser invadida pela enchente.

Em Embu das Artes a tempestade também foi forte. Em alguns pontos chegou a cair granizo. A moradora do Jd. Sto Eduardo, Natália Costa, disse pelo Facebook que no bairro “caiu alguns galhos em cima de um carro e o ginásio Dom José inundou. Tivemos que nos abrigar La por causa dos granizos”.

A previsão para toda a semana na região é de sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva.

Notícias relacionadas