Tempestade causa alagamento no Centro de Embu das Artes
Os moradores e comerciantes de Embu das Artes sofreram com a forte chuva que caiu em toda a região. A cidade foi a que mais enfrentou problemas, com pontos de alagamento e queda de energia em diversos bairros. A avenida Elias Yazbek, no Cercado Grande, ficou intransitável nos dois sentidos.
Embu das Artes também registrou outros pontos de alagamento, próximo a Aba Motors e da Câmara Municipal. O trânsito ficou complicado por cerca de uma hora, motoristas tiveram que mudar o percurso e priorizar outras vias e até mesmo a rodovia Régis Bittencourt, que estava com excesso de veículos.
O prefeito interino, Hugo Prado, vistoriou os pontos de alagamento e autorizou o início de uma grande operação de limpeza das ruas e avenidas. Segundo comunicado da prefeitura, “foi ordenado no início desse novo governo o desassoreamento dos rios e a aprofundação em cerca de três metros”.
Ainda segundo o comunicado publicado nas redes sociais da prefeitura, “o problema das enchentes é algo antigo na cidade e que será enfrentado com muita seriedade daqui pra frente. Infelizmente o descarte irregular de lixo nas ruas e córregos contribuem com esses acontecimentos em tempo de grande volume de chuva”.
Apesar do transtorno causado pelos pontos de alagamento, a cidade não registrou nenhum acidente em decorrência da chuva. A preocupação das autoridades, em toda a região, são os deslizamentos, que preocupam principalmente os moradores que estão em áreas de risco. A Defesa Civil de Embu das Artes realiza a “Operação Verão 2016/2017”, em parceria com outras secretarias.
Segundo a prefeitura, o plano de gerenciamento teve início em dezembro de 2016 e vai até março de 2017, visando minimizar os problemas das regiões que ainda não foram contempladas pelos programas de habitação, urbanização e infraestrutura.
Em Embu das Artes, em caso de emergência, ligue:
Defesa Civil – 4785-1271
Guarda Civil Municipal -153
Bombeiros -193
Ambulância/SAMU – 192