Tatuzão’ pode ser dispensado na extensão do metrô para Taboão da Serra
3 min de leitura
Monise Souza, Gazeta de S. Paulo
Os moradores de Taboão da Serra aguardam ansiosos pela inauguração da estação do Metrô do município. A estação é anunciada desde 2000 e será a primeira fora da capital paulista.
Atualmente, três tatuzões estão em operação escavando túneis para o metrô na cidade de São Paulo. Porém, a extensão da linha 4-Amarela, da Vila Sônia até Taboão da Serra, não deve usar tuneladoras, segundo informações da ViaTrolebus.
Em nota enviada à Gazeta de S. Paulo, a ViaQuatro, empresa responsável pela operação dos trens da linha, há uma "realização de estudos, incluindo a elaboração de projeto executivo, de licenciamento ambiental", mas que não há nenhuma definição.
Novo método
De acordo com o “Relatório Ambiental Preliminar – RAP”, disponível no site da operadora, será adotado o Novo Método Austríaco para Abertura de Túneis (NATM). Este método é conhecido por trazer segurança, eficiência e baixa destrutividade na construção de túneis.
De acordo com o documento, o método NATM é “mais adequado do ponto de vista geotécnico e de engenharia”. Uma das características é a capacidade de se adaptar as condições geotécnicas e exigências geométricas. O método permite a escavação em rochas de todas as classes, utilizando explosivos.
Além disso, o método possibilita a escavação abaixo do nível freático, controlando o fluxo de água através de tecnologias. Essa versatilidade faz com que o método dependa do conhecimento humano e da instrumentação.
O método deverá ser utilizado para escavar toda a extensão do túnel planejado, que abrange aproximadamente 3.220 metros, desde a conexão com o trecho já existente até a nova fase.
Extensão da estação
A Linha 4-Amarela tem atualmente 12,8 km de extensão e 11 estações. Com a ampliação, a linha terá 16,1 km e 13 estações.
A estação de Taboão da Serra ficará localizada no Pq. Santos Dumont, às margens da avenida Aprígio Bezerra da Silva (antiga BR-116). O projeto também prevê a construção de um terminal de ônibus e um túnel subterrâneo para pedestres.
Nota na íntegra
"A ViaQuatro informa que em junho deste ano foi assinado o Termo Aditivo, referente à realização de estudos, incluindo a elaboração de projeto executivo, de licenciamento ambiental, de demanda e de utilização de áreas públicas e privadas, fundamentais para viabilizar a extensão da Linha 4-Amarela. As definições do projeto serão determinadas somente após a realização desses estudos, sendo que a empresa espera concluir essa etapa até o primeiro semestre de 2025."
Notícias relacionadas
São Paulo
Pane na Linha 4-Amarela causa lentidão e transtornos em São Paulo nesta terça-feira
21/10/2025
Taboão da Serra
Acervo do jornal O Independente é doado à Unifecaf e preservará a história de Taboão da Serra
21/10/2025