EM ALTA
Home

Tapetes de Corpus Christi em Embu atrai turistas e fiéis

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

27/05/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A comunidade católica de Embu das Artes celebrou nesta quinta-feira, dia 26, o Corpus Christi nas paróquias da cidade. No Centro Histórico, o tradicional tapete atraiu turistas e fiéis, que lotaram as ruas após a missa realizada às 17h no Estádio Municipal Hermínio Espósito. A procissão seguiu até o Largo dos Jesuítas, onde foi realizada a benção do Santíssimo.

Segundo o padre Sebastião, pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário, a tradição dos tapetes de Corpus Christi congrega todas as paróquias da região. “Nós dividimos entre as comunidades, que ficam com um certo número para confeccionar os tapetes, todos se reúnem de manhã e eles trabalham unidos, todos muitos felizes”.

Os tapetes ocuparam mais 500 metros no centro histórico de Embu das Artes | Eduardo Toledo

O padre Ademar, que acompanhou toda a montagem desde o início da manhã, disse que cada comunidade escolheu os temas representados nos tapetes. “Cada pastoral busca temas relativos ao próprio trabalho, assim como a comunidade escolhe, mas eles escolhem os temas que querem desenvolver”.

Padre Sebastião lembrou que os tapetes tiveram o apoio da prefeitura de Embu. “Não é um trabalho fácil, são muitos detalhes envolvidos. A prefeitura é uma grande parceria, traz a areia, a serragem e nós da comunidade entramos com a mão de obra e temos essa bonita tradição aqui em Embu”.

“Esse é um evento muito importante, para nós católicos é um dos mais importantes, porque é a festa em que se celebra a Eucaristia. Esse ano é o ano da misericórdia que nos chama cada vez mais em estarmos congregados”, lembra o padre Sebastião.

Os tapetes do centro histórico ocuparam mais de 500 metros que foram do Museu de Arte Sacra, no Largo dos Jesuítas, até a Capela de São Lázaro, Rua Nossa Senhora do Rosário (rua da Matriz, 53).

A turista Karina Lima, de Barueri, disse que sempre visita Embu das Artes, mas ficou surpresa pela beleza dos tapetes. “Acho que tem tudo haver com a cidade, esse centro histórico, a igreja bem antiga, nos remete para um tempo que a gente acha que não existe mais, mas está aqui, aos nossos olhos”.

As outras paróquias que tiveram tapetes e missa são nesse Corpus Christi em Embu das Artes foram a Santa Inês, Cristo Ressuscitado, Todos os Santos, Santa Paulina, São José do Santo Eduardo, Santa Tereza/São João da Cruz, São Vicente de Paula, Santa Otília e São João Evangelista.

 

Notícias relacionadas