Taboão é segunda melhor em Coleta de Lixo no Brasil
Nely Rossany, da Gazeta SP
A Revista Veja divulgou reportagem, no dia 2, sobre a coleta de lixo no Brasil. De acordo com a Revista, Taboão da Serra está em segundo lugar no país em coleta de lixo e divide a colocação com Barueri (SP) e Americana (SP) com a mesma porcentagem de atendimento, 99,9%.
Mesmo com porcentagem de praticamente 100%, a cidade enfrenta alguns problemas na coleta. O lixo doméstico coletado é encaminhado à cidade de Caieiras, há cerca de 40 km, fazendo com que os custos da coleta de lixo na cidade seja bastante elevado. O valor pago no aterro de Caieiras, de acordo com o que apurou a Gazeta SP, gira em torno de R$ 80 a R$ 120 a tonelada, sem contar o valor agregado dos pedágios e custos com combustível.
Foto: Eduardo Toledo
Caminhão faz a coleta de lixo na região do Pq. Laguna
Segundo o Projeto de Resíduos Sólidos da Prefeitura de Taboão da Serra, a cidade produz 6 mil toneladas de lixo doméstico e 12 mil toneladas de lixo proveniente da construção civil por mês. Os municípios da região tentam viabilizar a ativação de aterro em Itapecerica da Serra que foi interditado pela Cetesb em 2002, mas o local ainda não tem autorização para voltar a funcionar.
Reciclagem
Apesar de ter quase 100% do lixo coletado, a cidade ainda está implantando a reciclagem do seu lixo produzido, a coleta seletiva por enquanto deve funcionar somente no bairro Jardim América. Os moradores de outros bairros tem que procurar os Pontos de Entrega Voluntária (PEV), como o do Extra no centro de Taboão. O outro ponto funciona em um dos galpões da cooperativa de catadores de lixo da cidade, localizado Rua Porfírio Herdeiro, 414 – Pq. Industrial das Oliveiras. Os resíduos são levados a Usina de Triagem e encaminhados para reciclagem.