EM ALTA
Home Taboão da Serra

Vereador Marcos Paulo faz homenagem para centenária de Taboão

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

24/03/2019 22:50
Divulgação
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Em dezembro 13 de dezembro de 2018, a munícipe taboanense Maria da Conceição Pereira de Souza completou 113 anos de vida. Como forma de homenagear a família, o presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereador Marcos Paulo, fez um voto de louvor que foi aprovado por unanimidade.

“A dona Maria da Conceição e toda a sua família são riquezas da nossa cidade e é uma honra poder dedicar esse voto de louvor para uma mulher guerreira, que criou sua família e celebra mais de um século de vida”, justificou o presidente, vereador Marcos Paulo.

No bairro e entre os familiares, dona Maria tem o apelido de Dindinha. Em sua história de vida, ela foi escrava e trabalhou durante bom tempo em uma fazenda em Minas Gerais. Naquela época, como os registros eram difíceis, segundo conta a família, ela foi registrada só em 1915, e apesar do documento oficial constar os 103 anos completos, eles afirmam que o ano de nascimento está errado e dona Maria tem 113 anos.

Dindinha teve o total de nove filhos, cinco deles já faleceram. Teve 16 netos, onde sete estão vivos, 32 bisnetos e 19 trinetos. Hoje acamada por problemas nas articulações, a centenária é risonha e gosta de bater palmas. Ela recebe acompanhamento médico em casa, com visitas a cada semestre ou anual e raramente precisam leva-la ao hospital.

A bisneta Lydia, de 16 anos, terceira geração da família, descreveu a emoção do voto de louvor do vereador Marcos Paulo. “Sinto muito orgulho, pois minha bisavó foi escrava, completou os 113 anos sem nenhuma doença, só os problemas nas articulações e sabemos que hoje com tanta violência que há neste mundo, é quase impossível chegar a esta idade”, descreveu.

No início do mês de março, a japonesa Kane Tanaka de 116 anos levou o título de mulher mais velha do mundo pelo livro Guinness World Records.

TAGS

Notícias relacionadas