Vereador Eduardo Nóbrega anuncia projeto para criar semana de Conscientização de Esclerose Múltipla em Taboão

Na manhã e tarde de sexta-feira, 27/09, foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Taboão da Serra Audiência Pública da Comissão de Educação, Saúde Pública e Assistência Social em atendimento a lei complementar federal nº 141 de 13/01/2012 para apresentação dos investimentos e despesas da pasta de Saúde referente ao 2º Quadrimestre de 2019.
O presidente da Comissão, vereador Dr. Eduardo Nóbrega, o vice-presidente Alex Bodinho e o vereador Cido da Yafarma (membro) conduziram a Audiência Pública que também contou com a participação do presidente da Câmara de Taboão da Serra, vereador Marcos Paulo.
A apresentação foi realizada pela secretária de Saúde Raquel Zaicaner e por servidores, dividida em financeira e as produções, atendimentos. De acordo os dados apresentados, Taboão da Serra investiu na saúde, no 2º quadrimestre o percentual de 32%, quase 107 milhões (106.617.350,83), ou seja, continua superando a meta determinada pela Constituição Federal. O número de atendimentos médicos básicos realizados no mesmo período foi de mais de 1 milhão. A gestora apresentou os atendimentos feitos em cada setor.
Entre os destaques da Audiência, foi o apoio unânime da Comissão a um grupo de munícipes que sofrem de Esclerose Múltipla, doença em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos. . “Vamos instituir em Taboão da Serra o Agosto Laranja que será o mês de conscientização da Esclerose Múlbipla, uma campanha que já é realizada em todo o Brasil, com o objetivo de trazer informação sobre essa doença que atinge muitos jovens, esclarecer como diagnosticar, tratar e viver com a enfermidade, além de ao lado do governo municipal desenvolver programas, serviços e políticas públicas para ajudar quem precisa”, destacou o presidente da Comissão Eduardo Nóbrega.
O presidente da Casa de Leis, vereador Marcos Paulo ressaltou a importância do município receber mais recursos na saúde e terceirização. “Que haja uma mudança do governo federal, para que os municípios não precisem ficar pedindo favor pra os recursos voltarem para a saúde. Sou a favor da terceirização, quando é feita com responsabilidade e fiscalização dá certo”, ressaltou.
A Comissão de Saúde também deliberou um requerimento que será encaminhado ao prefeito municipal para alteração das leis 256 e 252 aprovadas em 2011 (lei de produtividade) para incluir categorias como os técnicos de enfermagem.
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Taboão da Serra
TAGS
Notícias relacionadas

Taboão da Serra: Justiça torna réus atiradores e intermediários de falso atentado contra ex-prefeito Aprígio
17/04/2025

Ação rápida da PM: assaltante é preso após roubar veículo à mão armada em Taboão da Serra
16/04/2025