EM ALTA
Home Taboão da Serra

Vereador André Egydio cria leis para beneficiar mães e bebês de Taboão da Serra

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

05/08/2018 23:15
Divulgação | Leandro Barreira
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Na última sessão antes do recesso parlamentar, foram aprovados por unanimidade na Câmara de Taboão da Serra os projetos de lei 006/2018 (obrigatoriedade do teste da linguinha em recém-nascidos do município) e 008/2018 (institui a semana de incentivo ao aleitamento materno) de autoria do vereador André Egydio (PSDB).

Segundo o vereador, os projetos têm o principal objetivo de beneficiar as mães e bebês da cidade taboanense. “Acho que é uma responsabilidade de todos criar ações, divulgar informações e criar campanhas de conscientização que ajudem as mamães e os bebês. Ouvindo muitas mulheres e profissionais de saúde me motivaram a criar esses dois importantes projetos de leis”, justificou.

Teste da Linguinha

Sobre o projeto de lei 006/2018, o vice-presidente da Câmara destaca que a realização do teste da linguinha em recém-nascidos é de grande importância para poder fazer diagnósticos precoces e se necessário fazer tratamentos adequados para corrigir problemas imediatos, como por exemplo de sucção na amamentação, deglutição, mastigação e fala.

“O teste da linguinha é um exame baseado num protocolo, que foi criado por uma fonoaudióloga da cidade de Brotas, Dra. Roberta Martinellia. O município paulista foi o primeiro do Brasil a realizar a avaliação pelo SUS. É um exame bem rápido, leva menos de cinco minutos e a ação ganhou projeção mundial pelos benefícios que proporciona”, informou.

Semana de Incentivo a Amamentação

Já o projeto de lei 008/2018, que cria em Taboão da Serra a Semana de Incentivo a Amamentação, neste ano de 1º de agosto a 7 de agosto, segue a campanha realizada pela Organização Mundial e Ministério da Saúde. “A recomendação é que a mãe ofereça ao bebê só leite materno até os seis meses de vida. Acredito que é uma responsabilidade de todos nós divulgar os benefícios e a importância do aleitamento materno. Podemos destacar que o leite materno protege o bebê de infecções, reduz a mortalidade infantil, previne alergias, anemias e infecções respiratórias, ou seja, funciona como uma vacina”, ressalta o vereador.

Para as mamães, reafirma o vereador, as vantagens destacadas são redução da depressão pós-parto, auxílio no controle da natalidade, efeito protetor contra câncer de mama e ovário, redução da mulher desenvolver diabetes tipo 2 após a gravidez, entre outros.

O vereador André Egydio afirmou que tem muitas mães que não tem acesso a esta informação, apesar de, na prática, muitos servidores da saúde de Taboão já instruíam pacientes antes da criação da lei e por isso destaca que é importante compartilhar as leis para que as mães e bebês sejam beneficiadas.

TAGS

Notícias relacionadas