EM ALTA
Home Taboão da Serra

Taboão da Serra vacinou mais de 6.700 pessoas no Dia D contra o sarampo

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

30/07/2019 23:04
Ricardo Vaz | Divulgação | PMTS
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

No último sábado, dia 27, a Prefeitura de Taboão da Serra realizou o Dia D vacinação contra o sarampo. à reportagem do O Taboanense, a Secretaria de Saúde informou que foram vacinadas 6.720 pessoas, sendo 3.723 com idade de 15 a 29 anos, público-alvo. A vacina continua disponível até dia 16 de agosto em todas as UBS’s do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Na última semana Taboão da Serra entrou na lista prioritária do Estado contra a doença após a confirmação de dois casos de sarampo. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o município teve 33 notificações, dois confirmados, 23 estão em análise, sete foram descartados e um caso de reação da vacina.

A secretária de Saúde, dra. Raquel Zaicaner, alerta para a gravidade da doença que pode levar à morte, mas pode ser evitada pela vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Os principais sintomas são: febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas pelo corpo.

“O sarampo é uma doença viral altamente transmissível […] A transmissão direta de pessoa a pessoa, ou seja, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar que ficam no ar principalmente em locais fechados. A vacina contra o sarampo é a medida de prevenção mais eficaz, a SCR, que também protege contra caxumba e rubéola”, explica a secretária.

Quem deve ser vacinado. Pessoas de 1 a 15 anos devem tomar a vacina de rotina conforme calendário vacinal. Dos 15 até os 29 anos, a recomendação é tomar duas doses do imunizante. Acima dos 28 anos, a pessoa deve ser vacinada pelo menos uma vez. Para quem não sabe se já tomou o número adequado de doses da vacina, a orientação é se vacinar.

A vacina não é recomentada para menores de 6 meses, gestantes e pessoas imunodeprimidas. Quem já teve sarampo não precisa se vacinar, pois já possui os anticorpos para que a doença seja evitada.

Estado. O número de casos de sarampo confirmados no Estado de São Paulo subiu para 633, segundo novo balanço da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta terça-feira, dia 30.

Serviço
Campanha de Vacinação contra Sarampo (rubéola e caxumba)
Quanto: Até dia 16 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Onde: Todas as UBS’s de Taboão da Serra

TAGS

Notícias relacionadas