EM ALTA
Home Taboão da Serra

Taboão da Serra receberá o projeto infantil “Baú Mágico” nesta quarta-feira (12)

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

10/02/2025 21:12
Divulgação
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade


 



 

As crianças de Taboão da Serra participarão na quarta-feira, dia 12, do Projeto “Baú Mágico”, que tem o objetivo desenvolver o hábito da leitura em crianças por meio da doação de estruturas de bibliotecas, com um vasto acervo de livros infantis, fantoches em feltro e brinquedos culturais, como quebra-cabeças, blocos estruturais para a formação de maquetes, entre outros.

O projeto contempla a realização de oficinas de leitura e contação de histórias, cada uma com duração de 90 minutos. Todas as ações são gratuitas e são esperadas 50 crianças.

O projeto “Baú Mágico” visa viabilizar que as instituições sem fins lucrativos tenham influência sobre a relevância da leitura, além de trabalhar a habilidade e criatividade, para estimular a imaginação e organização do pensamento. O intuito é fomentar a inclusão social, como um importante complemento pedagógico.

A prática da leitura proporciona diversos benefícios aos leitores. Se estimulada desde a infância, os impactos positivos são muito maiores. Através dela, as crianças podem desenvolver a compreensão, raciocínio, concentração e memória, além de estimular a capacidade criativa e comunicação.

Estruturas

As estruturas contam com 60 livros infantis clássicos, bem como obras literárias brasileiras para as oficinas de leitura e contação de histórias. Destes, 50 são impressos em tinta, e 10 em braile.

Também há um acervo de 20 fantoches de mão em feltro, que acompanham e enriquecem as oficinas de contação de histórias. A estrutura conta ainda com 10 jogos e brinquedos culturais, que possibilitam a sintetização da contação de história de forma viva, divertida e lúdica, como blocos, quebra-cabeças cenográficos, jogos da memória e estruturas lógicas.

Oficinas de contação de história e leitura

Nas oficinas de contação de histórias, os participantes serão iniciados no mundo da leitura. Serão realizadas atividades lúdicas e imersivas, em que as crianças não serão apenas espectadores, mas também atuarão nas práticas de fomento à leitura, com criação de personagens e desenvolvimento de histórias e contos.

O objetivo é proporcionar, de forma participativa, o contato com obras infantis brasileiras, com desenvolvimento do improviso, criação do enredo, localização no contexto, oralidade, impostação de voz, habilidade e criatividade, visando o estímulo de imaginação e organização do pensamento.

O projeto é indicado para crianças de 6 a 12 anos, crianças de instituições sem fins lucrativos, hospitais públicos ou centros culturais. Cada oficina contará com até 70 participantes.

O projeto é apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com patrocínio da Bimbo Brasil, produção da Faço Arth Produções e apoio da Komedi e Vida Flats.

“Nós, da Bimbo, temos o propósito de nutrir um mundo melhor e é justamente isso que essa ação significa. Acreditamos que apoiar ações que colaborem para o desenvolvimento de tantas crianças, vai ao encontro com nossas crenças. Estamos muito felizes e orgulhosos de participar de um projeto tão importante”, afirma Mario Escotero, Vice-presidente de Gestão de Pessoas, Comunicação, Jurídicos e Assuntos Corporativos da Bimbo Brasil.

Serviço

“Baú Mágico” em Taboão da Serra
Quarta-feira, 12/02
Ong Sementes do Amanhã





TAGS

Notícias relacionadas