EM ALTA
Home Taboão da Serra

Taboão da Serra: conheça a história de Akira Tada, o médico que dá nome a nossa UPA

4 min de leitura
Foto do autor

O TABOANENSE

10/12/2024 21:51
Acervo / Portal O Taboanense
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade




A UPA Dr. Akira Tada é conhecida em Taboão da Serra pela importância no pronto atendimento da população. Antes de ser instalada em frente ao Shopping, a unidade de saúde ficava em frente ao colégio Wandick de Freitas, no Pq. Assunção, próximo a prefeitura e sempre foi ponto de referência no atendimento médico aos taboanenses.

Mas enfim, que é Akira Tada, o homem que dá nome a uma das mais importantes unidades de saúde de Taboão da Serra? Bom, sem nenhum suspense, vamos lá: ele foi um médico, muito querido por todos, que trabalhou na rede municipal entre 1989 e 1993. Mas sua história é bem mais interessante…

Akira Tada nasceu no dia 6 de setembro de 1927, na província de Iwate-ken, no Japão. Ele veio para o Brasil com apenas seis meses acompanhado de seus pais e irmãos e passou a sua infância na cidade de Bastos, interior de São Paulo.

Acervo / Portal O Taboanense
Akira Tada ao lado da esposa, Taduko Tada, com quem teve três filhos

Antes de cursar a Faculdade de medicina, trabalhou por alguns anos como enfermeiro no Hospital São Jorge em São Paulo. Cursou a Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro em Uberaba e se formou médico no dia 16 de dezembro de 1960.

Nos primeiros anos de faculdade trabalhou no departamento de anatomia, cuidando dos cadáveres, desta entidade, para ajudar nos custos familiares e estudantis. Seus futuros colegas do Hospital São Jorge também o ajudaram muito, por causa do seu esforço e dedicação.

Como a aquisição de livros de medicina eram muito caros e não havia meios de “fotocopiá-los”, copiou a mão alguns deles, inclusive desenhando todas as ilustrações com grande perfeição e os encadernando posteriormente.

Em 18 de janeiro de 1961 obteve a naturalização e passou a gozar dos direitos outorgados pela Constituição e Leis do Brasil.



Trabalhou durante vários anos como médico no Hospital São Jorge e no extinto Hospital São João Batista na Lapa, no extinto Fraturas da Lapa entre outros da capital paulistana. Nessa época, ele chegou a morar na rua Aurélia.

Mas foi em 4 de maio de 1963 que casou-se com Taduko Tada, com quem teve três filhos. A família foi morar em Cotia, se aproximando da nossa região.

Apesar de trabalhar de forma extenuante, Akira Tada continuou estudando e cursou anestesia com o Dr. Takaoka, um dos maiores especialistas da época. Em 20 de agosto de 1971 passou a fazer parte da Sociedade de Anestegiologia do Estado de São Paulo.

Em 18 de setembro de 1989 foi aprovado no Concurso Público e assumiu como médico clínico geral, na Prefeitura de Taboão da Serra.

Eduardo Toledo

Três anos depois, em 1992, foi aprovado no Concurso Público na Prefeitura Municipal da Estância Turística de Embu e passou a dividir sua vida e seu trabalho entre as duas cidades.

Apesar de todo seu bom histórico de saúde, no dia 9 de setembro de 1993, Akira Tada faleceu vítima de Insuficiência cárdio-respiratória aguda, aos 66 anos.

Como legado por sua dedicação, simpatia, pontualidade, amor a profissão ao longo dos anos e dedicação a Taboão da Serra, o Prefeito da época, José Vicente Buscarini, nomeou a UBS e o Pronto Socorro do Parque Assunção, respectivamente de UBS Dr. Akira Tada e Pronto Socorro Dr. Akira Tada.

 





 

Acervo / Portal O Taboanense
Carteira funcional do médico Akira Tada, um orgulho para Taboão da Serra

TAGS

Notícias relacionadas