Samu de Taboão da Serra recebeu mais de 5.700 trotes em 2019

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Taboão da Serra recebeu no ano passado 22.720 ligações, desses atendimentos 5.782 foram trotes. A equipe também realizou 6.309 orientações médicas.
Segundo a secretária de Saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner, a prática ilegal acaba repercutindo no atendimento do Samu. “Muitas vezes a ambulância sai para o atendimento e chegando lá é trote, isso pode atrasar o atendimento de casos urgentes”.
Dra. Raquel Zaicaner alerta que a prática é crime e o autor da ligação pode responder judicialmente. Algumas cidades já criaram uma legislação específica para punir esse tipo de brincadeira.
Em outubro de 2019, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto de lei (050/2019) de autoria do vereador André Egydio que dispõe sobre aplicação de advertências formais e em caso de reincidência, multas para os praticantes de trotes contra o Samu (Serviço de Assistência Médica de Urgência).
A multa será aplicada, em caso de reincidência, para os proprietários de linhas telefônicas. O Samu encaminhará um relatório para as empresas de telefonia solicitando as informações do nome do proprietário. Na primeira ocorrência será feita uma advertência, na ocorrência de reincidência, a multa aplicada será de 1 salário mínimo. Também são previstas na legislação medidas caso sejam usados telefones públicos.
TAGS
Notícias relacionadas

Taboão da Serra: Justiça torna réus atiradores e intermediários de falso atentado contra ex-prefeito Aprígio
17/04/2025

Ação rápida da PM: assaltante é preso após roubar veículo à mão armada em Taboão da Serra
16/04/2025