EM ALTA
Home Taboão da Serra

Prefeitura de Taboão muda local da feira do Jd. Mituzi

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

12/11/2013 00:00
Eduardo Toledo
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Desde o dia 30 de outubro, a tradicional ‘feira de quarta-feira’, do Pirajuçara em Taboão da Serra, mudou de endereço. Saiu da rua Euclides Pagani Martins para a avenida Fernando Fernandes, mesmo local que acontece a feira de domingo. Segundo a prefeitura a feira mudou a pedido dos moradores e comerciantes da rua e do entorno.

“A mudança foi feita após estudos realizados pela Prefeitura de Taboão que chegou a conclusão que o melhor era transferir para avenida Fernando Fernandes, onde o fluxo de pedestres e veículos é bem mais acessível do que o endereço anterior”, informou em nota a Prefeitura.

Alguns moradores e comerciantes assinaram um abaixo assinado solicitando a mudança da feira, mas o desejo não era unânime, nem todos foram a favor da transferência da mudança de endereço. “Por mim a feira não teria mudado, confesso que de vez em quando incomodava, mas trazia mais benefícios do que malefícios”, disse dona Maria Vicente, moradora do Pirajuçara.

A prefeitura pretende permanecer com a feira na avenida Fernando Fernandes definitivamente.

Regulamentação

Desde 2009, as feiras devem acontecer de terça a domingo, respeitando os horários a seguir: entre 5h e 7h – descarregamento dos equipamentos e mercadorias e montagem das bancas; das 7h às 14h – funcionamento comercial da feira e entre 14h e 15h – desmontagem das bancas e carregamento dos caminhões com equipamentos e mercadorias.

Os horários de montagem e desmontagem devem ser rigorosamente cumpridos, afim de, deixar o local livre para limpeza, lavagem e higienização. Quem não cumprir será multado.

Também ficou estabelecido o tamanho de cada banca e a maneira como os itens (mercadorias) devem ser expostos, os produtos industrializados devem conter data de  fabricação, data/prazo de validade, peso, pais de origem, método de conservação, nome e endereço do fabricante e do distribuidor e/ou importador e registro do órgão competente quando necessário (alimentos de origem animal, água, gelo e palmito). Também é necessário que haja local correto para armazenar o lixo. Fiquem atentos.

Os condimentos servidos para acompanhamento, com os tradicionais pasteis,  devem ser oferecidos em saches (mostarda, catchup e maionese), as bisnagas e o vinagrete como são oferecidos está proibido, mesmo que em porções individuais. Utilizar jornais para embrulhar os alimentos também não pode.

Desconto no IPTU

Em maio desde ano, o prefeito Fernando Fernandes promulgou a lei aprovada pela Câmara Municipal que concede desconto no IPTU para os imóveis localizados em ruas de feiras livres. O projeto é de autoria do vereador Marcos Paulo de Oliveira.

Com a promulgação do prefeito Fernando Fernandes, os contribuintes serão beneficiados a partir de 2014. Segundo a lei de nº 2166/2013, o desconto no IPTU será de 20 a 30%, dependendo dos critérios estabelecidos pela prefeitura. Terão descontos as residências que tiverem suas garagens prejudicadas com as feiras livres.

O texto da lei prevê que os imóveis que tenham algum débito com a prefeitura, IPTU atrasado, por exemplo, não sejam beneficiados até a quitação da dívida.

 

TAGS

Notícias relacionadas