EM ALTA
Home Taboão da Serra

Prefeitura de Taboão da Serra irá replantar pitangueira em memória de Seu Zeca

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

16/02/2008 02:57
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Em comemoração aos 49 anos de Taboão da Serra, que serão comemorados na próxima terça-feira, dia 19, a Prefeitura irá criar um marco histórico no Largo do Taboão. Além de uma placa indicando que foi ali que o município surgiu será plantada também uma Pitangueira para relembrar a antiga árvore do Sr. Zeca, que é considerada símbolo da nossa cidade.

Segundo o prefeito Evilásio Farias, essa é uma oportunidade de resgatar a memória de Taboão da Serra e valorizar quem tanto trabalhou pela emancipação do município e pela sua história. “Esse é um ato simbólico, vamos replantar o maior símbolo da nossa cidade para valorizar a nossa cultura e homenagear os moradores que tanto fizeram por Taboão”, afirmou em entrevista.

O evento que simboliza a plantação da Pintagueira em homenagem a José André de Moraes, o Sr. Zeca, acontece às 13h, no Largo do Taboão, próximo ao Hipermercado Extra. A solenidade contará com a presença de familiares, amigos, políticos e de autoridades. O evento será aberto ao público.

A Pitangueira que será plantada no Largo do Taboão tem mais de dois metros de altura, já está produzindo pitangas e será doada pelo Shopping Taboão, que vem participando de todas as atividades relacionadas ao resgate da memória taboanense. A árvore está em exposição no Shopping ao lado de uma exposição de fotos antigas da cidade.

A Pitangueira original que iria no futuro virar símbolo e Taboão da Serra foi plantada em frente à venda do Seu Zeca que ficava diante da igreja antiga, no tempo em que a estrada nem era asfaltada. A árvore emprestava sua sombra e seus frutos aos freqüentadores do local. Era no seu tronco que os cavalos, principal meio de transporte de então, eram amarrados enquanto seus donos faziam suas compras e colocavam as conversas em dia. Na saída, eles se deliciavam com os frutos saborosos gentilmente cedidos pela graciosa Pitangueira.

Com a duplicação da BR-2, hoje Régis Bittencourt, a Pitangueira do Seu Zeca precisou ser removida. Depois de muita discussão, que inclusive chegou a ser debatida na Câmara Municipal, a árvore foi transplantada para a Igreja Santa Terezinha, onde está até hoje. Calcula-se que a Pitangueira tenha mais de 70 anos, por isso trazer ela novamente para o Largo poderia ser fatal.

Placa

O texto que estará escrito na placa e que ficará como marco histórico do surgimento da nossa cidade é o seguinte:

Aqui no Largo de Taboão, ao redor da Pitangueira do Seo Zeca, nasceu e cresceu a cidade de Taboão da Serra. Durante muitos anos a árvore foi ponto de encontro e referência para quem passava ou morava na região.

A prefeitura e o Shopping Taboão prestam uma homenagem, nesta data especial, onde é comemorado os 49 anos da cidade, plantando uma nova Pitangueira para homenagear os nossos emancipadores, os primeiros moradores de Taboão da Serra e todos aqueles que amam cada pedacinho desta cidade.

TAGS

Notícias relacionadas