EM ALTA
Home Taboão da Serra

Polícia Civil: Jd. Monte Alegre, em Taboão da Serra, será nova sede da Garra

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

13/01/2020 03:42
Divulgação / Polícia Civil
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Taboão da Serra será a nova sede do Grupo Armado de Repressão a Roubos (Guarra). O prédio, na rua Maria Mari, na divisa entre o Jd. Monte Alegre e o Jd. América, está sendo reformado e será inaugurado nos próximos dias. Além do Garra, a unidade receberá o Setor de Investigações Gerais (SIG) e Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE).

O anuncio foi feito pelo prefeito Fernando Fernandes na última quinta-feira, dia 9. “Estamos reformando um galpão aqui no Jd. América, na rua Maria Mari, e ali vai funcionar o Garra, o SIG e o SID, então vão estar circulando muitas viaturas por essa região, pelo Jd. Monte Alegre, Intercap”.

Para o prefeito, a nova unidade da Polícia Civil vai inibir a ação dos criminosos nos bairros do entorno até mesmo pelo número de viaturas que passarão a circular pela região. “Isso vai aumentar com certeza a segurança, porque bandido não vai querer dar de cara com a viatura da Garra”.

Atualmente os três departamentos da Polícia Civil estão instalados em Itapecerica da Serra e são vinculados a Delegacia Seccional de Taboão da Serra.

Segurança

O prefeito Fernando Fernandes entregou na semana passada 12 novas motos para a GCM que irão reforçar o patrulhamento na cidade. Ele ainda prometeu para os para os próximos meses o início do videomonitoramento inteligente, construção de mais uma base, além da contratação de 43 novos guardas municipais.

“São medidas que estamos tomando para melhorar cada vez mais a segurança aqui em Taboão da Serra”, destacou. As 12 motos que já estão nas ruas de Taboão da Serra desde essa quinta-feira

A aquisição de novas motos era uma determinação do prefeito para melhorar a agilidade da GCM. “A maioria dos criminosos usam motos para fazer seus assaltos e a gente correndo atrás com viaturas, agora com as motos a GCM vamos ter uma agilidade maior. E o bandido não quer dificuldade, quando ver, vão procurar outra localidade”, disse.

Com as novas motos, Fernandes também passa a colocar em prática um projeto que ele já vinha anunciando. Pelo menos quatro viaturas irão ficar ao lado das bases móveis nas entradas de Taboão da Serra. “Com a chegada das motos, poderemos deixar pelo menos quatro viaturas estacionadas, de forma permanente, onde hoje estão as bases móveis e poderão fazer o patrulhamento pela região e é uma medida que vai melhorar muito a segurança na nossa cidade”, afirmou.

Mais GCMs

A prefeitura também autorizou a contratação de 43 novos Guardas Civis Municipais que já começaram o treinamento e dentro de 90 a 120 dias estarão reforçando o efetivo da GCM que passará a contar com 260 guardas.

A frota da GCM passa de 20 para 32 viaturas, sendo quatro viaturas da ROMU, mais 10 viaturas que fazem o patrulhamento padrão, além de 18 motos em operação.

Videomonitoramento
Questionado sobre a instalação do sistema de videomonitoramento inteligente, o prefeito afirmou que os estudos já foram concluídos. “Está bem adiantado, estamos finalizando o processo de concorrência e nos próximos 10, 15 dias, vamos assinar o contrato com a empresa responsável”

O videomonitoramento em Taboão da Serra irá formar uma “muralha” em todas as entradas e saídas da cidade. As câmeras serão inteligentes e irão detectar, através das placas, se os veículos são roubados e a partir daí a central é avisada e manda uma viatura para abordar o carro suspeito.

TAGS

Notícias relacionadas