EM ALTA
Home Taboão da Serra

Semana de Conscientização do Autismo em Taboão da Serra teve palestras no Cemur lotado

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

09/04/2018 01:05
Divulgação
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O Cemur foi palco, neste sábado, dia 7, do 4º Encontro de Autismo de Taboão da Serra. O evento organizado pelo vereador Ronaldo Onishi, um dos maiores incentivadores do debate sobre a síndrome na região, levou quase mil pessoas, grande parte professores e profissionais da saúde que atendem na rede pública.

Entre os objetivos do evento está a conscientização sobre a doença e a desmistificação que as pessoas portadoras do autismo não podem ter uma vida comum, participando da sociedade e exercendo funções do dia a dia, além de trabalhar e estudar. A série de palestras realizadas faz parte da Semana de Conscientização do Autismo, instituída por lei de autoria do vereador Ronaldo Onishi (SD).

No quarto ano de eventos, o público cresceu muito e precisou migrar de local. As primeiras edições foram realizadas no plenário da Câmara Municipal, mas o espaço ficou pequeno. “Nós estávamos pensando em um local pro evento, na Câmara iria ficar pequeno e mudamos para o auditório da Fecaf, quando abrimos as inscrições vimos que seria impossível e passamos para o Cemur, que ficou, lotado, quase 900 pessoas acompanhando as palestras”, disse Onishi.

Ainda de acordo com o vereador, esse é o maior evento sobre autismo da região, está entre os maiores da Grande São Paulo. “A lei é um marco, conseguimos aprovar há cinco anos e poderia ser uma lei que fica só no papel, mas não, veja quantos eventos tivemos na cidade e como mobilizou as pessoas. Esse tema foi pauta na imprensa regional durante esses últimos dias, aumentando o debate e dando visibilidade ao tema”.

Para a secretária de saúde, Dra. Raquel Zaicaner, a conscientização sobre a síndrome é o primeiro passo para que seja feita uma inclusão das crianças portadoras do autismo. “Esse evento é muito bom para discutirmos com pais, profissionais da saúde e da educação como devemos lidar para garantir o direito dessas pessoas na sociedade, hoje temos informação suficiente para que elas possam ter uma vida mais normal possível”.

Divulgação
Evento reuniu profissionais da área da saúde e educação, além de lideranças políticas e vereadores

Joice Silva, presidente da Câmara Municipal, que participou do evento no Cemur, lembrou da importância da lei de autoria de Onishi, aprovada pelo Legislativo. “Esse é o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos vereadores, veja só o Cemur lotado para lidar com esse assunto, com palestrantes de qualidade, trazendo conscientização e levando informação para todos esses profissionais”.

Um dos palestrantes mais aclamados do evento, o professor Fábio Oliveira, foi muito aplaudido e encerrou o evento abordando como incluir os alunos autistas na sala de aula. “É um evento muito positivo, muito organizado, o povo taboanense é muito receptivo e por isso eu volto sempre que for convidado”.

Essa é a segunda vez que Fábio participa do evento em Taboão da Serra. “Para a cidade é muito importante porque quando tratamos de uma síndrome como o autismo favorece muito porque todas as pessoas começam a saber minimamente sobre o assunto, não fica desconhecido. Foi bom também porque tinham muitos professores e são eles que vão fazer que esses meninos evoluam”.

TAGS

Notícias relacionadas