Funcionários do Shopping Taboão poderão se vacinar contra o sarampo

A Associação dos Lojistas do Shopping Taboão promove nesta quarta e quinta-feira, em parceria com a prefeitura, uma campanha de vacinação contra o Sarampo entre os funcionários que trabalham nas lojas do empreendimento.
Segundo Ali Sati, presidente da Associação, a maioria dos funcionários que trabalham no Shopping fazem parte do público-alvo, jovens entre 15 e 29. “Muitas vezes esses moradores não conseguem ir até os Postos de Saúde para tomarem a vacina e fizemos essa parceria para que esses jovens possam receber a dose aqui no ambulatório do Shopping”, disse.
Em Taboão da Serra três casos de sarampo foram confirmados e outras 22 notificações estão em análise, por isso a cidade entrou na lista prioritária do Estado de São Paulo, desde então, a Prefeitura tem intensificado a campanha de vacinação no município.
Até o dia 1º, 8.686 pessoas, de 1 a 59 anos, tinham sido imunizadas em Taboão da Serra. A vacina tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, continua disponível até o dia 16 de agosto em todas as UBS’s, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
De acordo com Ali Sati, essa iniciativa contempla um grande número de munícipes e ajuda na prevenção da doença. “Acredito que o Poder Público tenha sempre que buscar parcerias com a iniciativa privada, assim podemos, em conjunto, beneficiar a população de Taboão da Serra”, afirmou.
Doença
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta gratuitamente duas vacinas que protegem contra o sarampo: a tetra viral que protege, além do sarampo, contra a rubéola, caxumba e varicela, e é administrada, normalmente, aos 15 meses, e a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), também aos 15 meses.
Para os estados que estão abaixo da meta de vacinação, o Ministério da Saúde tem orientado os gestores locais que organizem suas redes, inclusive com a possibilidade de readequação de horários mais compatíveis com a rotina da população brasileira.
Outra orientação é o reforço das parcerias com as creches e escolas, ambientes que potencializam a mobilização sobre a vacina por envolver também o núcleo familiar. Outro alerta constante é para que estados e municípios mantenham os sistemas de informação devidamente atualizados.
O Ministério da Saúde ainda reforça que todos os pais e responsáveis têm a obrigação de atualizar as cadernetas de seus filhos, em especial as crianças menores de cinco anos, que devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina.
TAGS
Notícias relacionadas

Taboão da Serra: Justiça torna réus atiradores e intermediários de falso atentado contra ex-prefeito Aprígio
17/04/2025

Ação rápida da PM: assaltante é preso após roubar veículo à mão armada em Taboão da Serra
16/04/2025