EM ALTA
Home Taboão da Serra

Fiéis de Taboão da Serra celebram Corpus Christi com procissão, tapetes e missa

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

21/06/2019 04:09
Eduardo Toledo | Arquivo
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Diversas paróquias de Taboão da Serra receberam milhares de devotos nesta quinta-feira, dia 20, na celebração de Corpus Christi. Na cidade, a comemoração mais tradicional acontece no centro, onde os fiéis do Santuário Santa Terezinha, confeccionam tapetes de serragem há 21 anos consecutivos.

Veja mais fotos da celebração de Corpus Christi em Taboão da Serra

Este ano, diferente dos anteriores, a programação sofreu uma alteração, a missa foi celebrada antes da procissão pelos tapetes, ela começou às 15h no Santuário Santa Terezinha. Mais de três mil pessoas, segundo a organização, prestigiaram a celebração. A procissão seguiu pelo menos percurso e durou pouco mais de uma hora.

De acordo com o advogado e ex-vereador Alexandre Depieri, neste ano o tema dos tapetes foi definido no início do ano. “Por orientação do Monsenhor Aguinaldo, em 2019, o tema contemplou o Velho e o Novo Testamento”, disse. Segundo ele, a preparação começa quase 10 dias antes, com o tingimento da serragem.

“Esses tapetes começaram a ser preparados às 5h da manhã, com mais de 30 pessoas riscando o chão, colocando a numeração nos quadros. Depois tivemos uma benção do Padre Vitor e começamos a decoração. Este ano terminamos todos os painéis por volta do meio dia”, afirma Depieri.

A moradora do Pq. Pinheiros, Ana Lucia Teixeira, falou sobre a importância da Celebração de Corpus Christi em Taboão da Serra. “É um evento maravilhoso, a gente sente que Jesus está presente acompanhando essa procissão nestes tapetes lindos, que o pessoal da igreja faz com tanto carinho. A consagração é muito linda”.

Ao todo foram confeccionados 121 quadros (5×2 metros cada) com temas litúrgicos em serragem colorida e também TNT, espalhados em um espaço de mais de 1km, que começam no pátio do Santuário Santa Terezinha e seguem pelas ruas do Tesouro, Ernesto Capelari, Senador Felinto Muller, Armando Andrade, Rua do Carmo e Maria Tereza Luizetto.

A visitação começou por volta das 12h e foi até às 16h, quando teve início a procissão pelos tapetes. O encerramento aconteceu no Santuário com a benção do padre Cláudio.

História

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu no período da Idade Média. Desde então, são realizados, além da confecção dos tradicionais tapetes ornamentais, a missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias após, o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e, na quinta-feira, é a celebração do Corpus Christi. É uma das mais tradicionais festas do Brasil, além de ser comemorado no país desde a chegada dos portugueses.

TAGS

Notícias relacionadas