EM ALTA
Home Taboão da Serra

Ex-prefeito Armando Andrade morre aos 73 anos

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

23/03/2013 00:00
Eduardo Toledo
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Um dos políticos mais carismáticos e importantes da história de Taboão da Serra, o ex-prefeito Armando Andrade, morreu neste sábado, dia 23, às 6h45, vítima de um câncer que ele enfrentava desde 2004. Armando estava internado no Hospital Albert Einstein desde o dia 13, quando seu estado de saúde piorou. Ele estava sedado e ao lado da família.

O corpo do ex-prefeito foi velado no Cemur, das 13h às 20h. Neste domingo, dia 24, às 10h, cemitério Memorial Parque Paulista, em Embu, acontece a cerimônia de cremação. Conforme seu desejo,  as cinzas serão depositadas no Parque das Hortênsias, uma de suas obras mais populares, em data a ser confirmada. Armando Andrade tinha 73 anos, era advogado, casado com Bárbara Perri Andrade e pai de quatro filhos: Ricardo, Regiane, Rosana e Renata. Ele deixa oito netos.

Armando Andrade foi um dos prefeitos mais visionários da história e responsável por obras que até hoje são referências em Taboão da Serra. Nos seus dois mandatos, Andrade construiu o Cemur, o Ginásio de Esportes no Jd. Helena, o prédio do Fórum, o Estádio Municipal, a praça Luis Gonzaga, o Parque das Hortênsias, os Prontos Socorros do Antena e  Akira Tada, além de construir o prédio da maternidade municipal, obras que até hoje tem sua importância na vida de todo taboanense.

O ex-prefeito também implantou novos serviços na cidade, criando as linhas municipais e ampliado as intermunicipais. Uma das maiores conquistas de Armando Andrade é a criação da Guarda Civil Municipal na década de 90.

Sua história política começa em 1972, quando saiu candidato pela primeira vez a vereador com apenas 31 anos. Exerceu seu mandato na Câmara Municipal entre 1º de fevereiro de 1973 e 31 de janeiro 1977, sendo presidente do Poder Legislativo nos últimos dois anos de mandato.

Em 1976 se candidatou a prefeito de Taboão da Serra pelo extinto Arena, e derrotou a ex-prefeita Laurita Ortega Mari e assumiu seu primeiro mandato, que na época era de seis anos. Armando Andrade voltou a prefeitura em 1989, após derrotar Paulo Silas, candidato apoiado por Buscarini.

Armando Andrade lançou diversas lideranças políticas, entre elas o atual prefeito Fernando Fernandes e os ex-vereadores Medinho e Arlete Silva.

Apaixonado por Taboão

Armando Andrade era, acima de tudo, um apaixonado por Taboão da Serra. O ex-prefeito guardava um inestimável acervo de fotos e histórias da cidade. Nos últimos anos, ele se dedicou a escrever um livro, ainda não editado, sobre a memória do município desde a sua emancipação.

Durante quase dois, Armando Andrade manteve um blog no Portal O Taboanense onde contou diversas histórias sobre Taboão da Serra.

Acompanhe no Portal O Taboanense, durante todo o dia, a cobertura e a repercussão da morte do ex-prefeito Armando Andrade.

 

TAGS

Notícias relacionadas