EM ALTA
Home Embu das Artes

Em um ano, ônibus que interliga Taboão da Serra a Estação Vila Sônia transportou 2 milhões de passageiros

4 min de leitura
Foto do autor

O TABOANENSE

31/05/2023 15:25
Eduardo Toledo
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 



No primeiro ano de operação na Linha 4-Amarela, a extensão gratuita de ônibus, que liga Taboão da Serra a Estação Vila Sônia do Metrô, na zona oeste da Capital, transportou mais de 2 milhões de passageiros. Segundo a ViaQuatro, foram realizadas 129.069 viagens durante o período.

O serviço teve início em maio do ano passado e conta com 11 ônibus articulados, sendo que nove circulam durante o horário de pico, com os outros dois coletivos como reserva operacional. Todos os veículos têm capacidade de transportar 175 passageiros, desses 56 sentados e 119 outros em pé.

A linha Vai e Vem que interliga Taboão da Serra a Estação Vila Sônia opera na modalidade expressa, ou seja, sem realizar paradas no meio do caminho. A interligação não tem custo adicional. O usuário que tiver o bilhete do Metrô utiliza os ônibus que irão ligar a estação Vila Sônia com o Largo do Taboão de graça.

A operação começou em maio do ano passado e em agosto do mesmo ano foi inaugurado o terminal de ônibus que abriga a linha entre Taboão da Serra e a Estação Vila Sônia, além de diversas linhas circulares municipais.

Nesta quarta-feira, dia 31, durante visita as obras da linha 6, o governador Tarcísio de Freitas disse que autorizou o estudo do projeto executivo de extensão da linha 4 do Metrô até Taboão da Serra.Ao lado do deputado estadual Eduardo Nóbrega, o governador falou sobre o projeto que irá trazer a linha do Metrô a região. “Estou dando a boa notícia para ele, nós já autorizamos o projeto executivo, a extensão até Taboão”.

Shopping

Com mais de 7,2 mil metros quadrados, a Estação Vila Sônia-Professora Elisabeth Tenreiro, da Linha 4-Amarela de metrô paulistano, receberá um shopping, que abrigará 78 lojas e quiosques, com previsão de entrega até o fim deste ano. O espaço atualmente recebe passageiros que realizam a transferência do sistema metroviário aos ônibus com destinos a bairros da Capital e municípios da Região Metropolitana.

Responsável pelo novo shopping e operação da Linha 4-Amarela, assim como a extensão gratuita de ônibus para Taboão da Serra, a ViaQuatro implantará no espaço praça de alimentação, redes de fast food, café, além de lojas de tecnologia, calçados, moda, serviços, beleza, bombonieres, entre outros. O local também terá nova iluminação, paisagismo e área multiuso para eventos.

Além da Linha 4-Amarela, que liga a zona oeste à região central da Capital, a Estação Vila Sônia-Professora Elisabeth Tenreiro recebe diariamente passageiros de Barueri, Osasco, Embu das Artes e Itapecerica da Serra pelos ônibus metropolitanos. Pela ViaQuatro, o terminal abriga em média 60 mil clientes pelo metrô e quase 8 mil na extensão de ônibus a Taboão da Serra a cada dia útil.

“A Linha 4-Amarela é um dos sistemas metroviários mais modernos do mundo e transportamos mais de meio milhão de pessoas diariamente. Mas além de oferecer transporte de qualidade, por que não tornar a viagem mais agradável ao incluir opções para suprir as necessidades dos passageiros? Com o novo shopping, teremos uma grande variedade de serviços, além de gerar mais emprego e renda aos colaboradores”, destaca o diretor-comercial da ViaQuatro, Marcelo Carpegiani.

Linha 4-Amarela

A Linha 4-Amarela interliga o centro à região sudoeste da capital e tem 12,8 km de extensão. Em operação desde 2010, o ramal tem 11 estações de parada – da Luz à Vila Sônia-Elisabeth Tenreiro – e é usado por mais de 660 mil pessoas diariamente.

Hoje, entre Taboão da Serra e o centro de São Paulo, uma pessoa gasta 1h35; com a extensão da linha, esse tempo cairá para 24 minutos.





TAGS

Notícias relacionadas