DRT em Taboão traz serviços do Ministério do Trabalho para a cidade

Os taboanenses que desejam tirar sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), que permite a entrada no mercado de trabalho formal, não precisam sair da cidade para conseguir o documento. Basta se dirigir a sede da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), situada na rua Elisabeta Lips, nas imediações do Cartório Eleitoral, para tirar o documento. A Carteira de Trabalho é feita na hora e a pessoa já sai levando o documento. Quem desejar mais informações pode ligar para os telefones 4787-5454 e 4786-2642.
Além da Carteira, a DRT de Taboão da Serra também faz homologações de rescisão de contratos de trabalho, intermédia acordos entre sindicatos e empresas e trata de questões relativas ao Seguro Desemprego. O funcionamento do órgão na cidade está atrelado ao do município de Osasco. É lá que estão concentradas as fiscalizações relativas às condições de trabalho, trabalho infantil, entre outros.
Às terças-feiras o órgão realiza atendimento ao público, e por essa razão, ocorre um aumento significativo da demanda. Nesses dias o atendimento é feito pelos fiscais que realizam trabalho externo. A emissão de carteira de trabalho, é feita diariamente.
História da CTPS
Segundo dados do Ministério do Trabalho, a CTPS foi instituída em 21 de março de 1932 e tornou-se documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço a outra pessoa, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.
“A Carteira de Trabalho e Previdência Social é hoje, por suas anotações, um dos únicos documentos a reproduzir com tempestividade a vida funcional do trabalhador. Assim, garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS”, esclarece a instituição.
Em seus 74 anos de existência, a carteira de trabalho sofreu várias modificações. No início surgiu como carteira profissional em 1932, sucedendo a carteira de trabalhador agrícola, instituída por decretos assinados nos anos de 1904 a 1906. Já a Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, que substituiu a carteira profissional, foi criada pelo decreto-lei n.º 926, de 10 de outubro de 1969. A CTPS contém informações sobre a qualificação e a vida profissional do trabalhador e anotações sobre sua filiação ao Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS.
A história é mais antiga. Em 1891, o Presidente da República, Marechal Deodoro da Fonseca, assinou decreto que permitia ao ministro Cesário Alvim exigir que as fábricas registrassem em um livro as matrículas de menores trabalhadores.
TAGS
Notícias relacionadas

Taboão da Serra: Justiça torna réus atiradores e intermediários de falso atentado contra ex-prefeito Aprígio
17/04/2025

Ação rápida da PM: assaltante é preso após roubar veículo à mão armada em Taboão da Serra
16/04/2025