Campanha ameaça provocar racha na base do governo na Câmara de Taboão da Serra

Nely Rossany, da Gazeta de S. Paulo
A sessão da Câmara de Taboão da Serra nesta terça-feira foi marcada pelo racha na base do governo de Fernando Fernandes (PSDB). Os vereadores tucanos André Egydio, Eduardo Nóbrega, Carlinhos do Leme e Érica Franquini, além de Alex Bodinho (PPS) anunciaram a criação de um bloco independente, denominado BIH (Bloco Independente e Harmônico).
De acordo com Eduardo Nóbrega, líder do PSDB na Câmara, um dos assessores do prefeito Fernando Fernandes teria desrespeitado e ofendido o vereador Alex Bodinho. O motivo da briga seria principalmente a campanha eleitoral para deputado. Analice Fernandes (PSDB), esposa do prefeito e candidata à reeleição na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) anunciou nesta segunda-feira dobradinha com a candidata a deputada federal Bruna Furlan (PSDB).
Os vereadores tucanos apoiam Analice, mas assessores próximos ao prefeito teriam pressionado os vereadores a apoiar também a candidata Bruna Furlan, mas segundo o bloco BIH o apoio para o cargo federal sempre foi livre. “Esse vai ser o bloco do resgate ao respeito parlamentar. Eu cheguei nessa cidade em 1984. Meu pai teve seis mandatos aqui, eu tenho dois. Tenho direito de fazer política. Sempre foi livre a escolha do deputado federal e nunca titubeamos na escolha do estadual. Agora se não querem nosso apoio, que nos avisem”, disse em tom exaltado Eduardo Nóbrega.
Érica Franquini também usou a tribuna para declarar apoio ao BIH, além de André Egydio e Alex Bodinho. Somente Carlinhos do Leme não esteve na sessão por conta do falecimento do pai.
A região tem outros candidatos a deputado federal, uma delas é a irmã do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB), a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ely Santos (PRB). Segundo fontes do governo ouvidas pela reportagem, alguns vereadores de Taboão da Serra teriam declarado apoio à candidata do prefeito de Embu.
Procurada a Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra informou que o prefeito Fernando Fernandes não iria comentar o assunto. Na tarde desta terça-feira, os outros oito vereadores fora do grupo do BIH, iriam se reunir com o prefeito.
Notícias relacionadas

Taboão da Serra: Justiça torna réus atiradores e intermediários de falso atentado contra ex-prefeito Aprígio
17/04/2025

Ação rápida da PM: assaltante é preso após roubar veículo à mão armada em Taboão da Serra
16/04/2025