EM ALTA
Home Taboão da Serra

Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovado reajuste de 9% para o funcionalismo

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

02/04/2019 04:32
Imprensa CMTS / Leandro Barreira / Arquivo
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Rose Santana

Depois de muita expectativa a Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou o projeto do prefeito Fernando Fernandes que concede reajuste aos servidores municipais. O índice será de 9% e começa a valer a partir do dia 1º de maio.

O PL aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, dia 1º, também prevê um gatilho salarial a partir de 2020 e os salários dos servidores serão reajustados a cada 1º de maio de acordo com a variação integral do INPC. Apesar da expectativa, ficou de fora a incorporação dos abonos.

Os servidores inativos e pensionistas que optaram pelo sistema paritário também serão beneficiados com o reajuste de 9%. O aumento vale apenas para os servidores de carreira, ficaram de fora os cargos de livre-nomeação que mantém os salários atuais.

O reajuste foi calculado em cima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que no ano passado ficou em 3,43%. Os outros 5,57% de ganho real foi dado para recompor o salário dos servidores que estavam há 20 anos sem um reajuste.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Paulo, disse que o reajuste foi estudado pela prefeitura e o índice foi o máximo possível. “A prefeitura está com as contas em dia, não adianta dar um reajuste maior e não conseguir fechar a folha no fim do mês como muitas cidades”.

O vereador disse que o prefeito Fernando Fernandes foi responsável com o reajuste. “Ficamos no limite de onde podíamos, é um início, a quanto tempo o funcionalismo não tinha nenhum centavo de aumento. E é importante lembrar que a partir de agora existe um gatilho automático que reajusta o salário anualmente, evitando perdas e o achatamento dos vencimentos”.

Categoria

O aumento de 9% para todo funcionalismo teve uma exceção. Os conselheiros tutelares foram bastante beneficiados com a aprovação da lei. Eles passaram a receber um salário de R$ 3.500, um reajuste de quase 100% nos vencimentos.

Acompanhe a cobertura completa da votação nesta terça-feira, dia 2, aqui no Portal O Taboanense

TAGS

Notícias relacionadas