Taboão da Serra: Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros é reconhecido como Patrimônio Cultural
2 min de leitura
A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou na sessão de terça-feira, dia 27, o Projeto de Lei nº 087/2025, de autoria da vereadora Najara Costa, que autoriza o Poder Executivo a reconhecer o Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros como Patrimônio Cultural e Educacional do município.
A proposta tem como objetivo preservar e incentivar a capoeira como manifestação artística e cultural de domínio público, valorizando sua importância histórica, social e educacional em Taboão da Serra. Com a sanção da lei, o grupo passa a ser oficialmente reconhecido como parte do patrimônio imaterial da cidade.
Além disso, a nova legislação institui, no calendário oficial de eventos do município, o “Mês de Celebração do Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros”, que será comemorado anualmente em setembro. A iniciativa visa fomentar ações culturais e educativas que reforcem a memória coletiva e incentivem novas gerações a conhecer, praticar e preservar essa manifestação cultural.
“Esse reconhecimento é mais do que simbólico. Ele reafirma o valor da capoeira como expressão de resistência, identidade e inclusão. Fortalece também o trabalho sério que o Grupo Irmãos Guerreiros desenvolve na cidade há décadas”, afirma Najara Costa.
O projeto de lei aprovado para sanção - ou veto - do prefeito Engenheiro Daniel, que terá até 180 dias para regulamentar a lei.
Notícias relacionadas
Embu das Artes
Perseguição policial em Embu das Artes termina com a morte de um suspeito e prisão de outro
21/10/2025
São Paulo
Pane na Linha 4-Amarela causa lentidão e transtornos em São Paulo nesta terça-feira
21/10/2025
Taboão da Serra
Acervo do jornal O Independente é doado à Unifecaf e preservará a história de Taboão da Serra
21/10/2025