EM ALTA
Home

Taboanenses se preparam para a volta às aulas

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

24/01/2008 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Faltam poucos dias para a volta às aulas e a maioria dos taboanenses se prepara para o início de mais um ano letivo. Apesar dessa rotina ser normal no começo de ano para pais e alunos, a correria característica do período requer esforço, dedicação, paciência e dinheiro para bancar os gastos do período: material escolar, uniforme, matrícula, mensalidade, transporte estão entre os custos imediatos que precisam ser pagos.

"Apesar de todo o gasto e da correria eu gosto dessa época do ano. As crianças também acabam se empolgando", pondera a secretária Lúcia de Fátima, 30 anos. Ela avalia que o período é determinante para as crianças pois envolve muitas expectativas e descobertas que exigem dos alunos uma boa capacidade de adaptação.

"É preciso se acostumar com a sala, os alunos e os professores. Tudo em um rápido espaço de tempo. Todo mundo fica ansioso dentro de casa e as conversas acabam girando sempre em torno desse assunto", afirma, acrescentando que costuma encorajar os filhos quando eles demonstram qualquer tipo de incerteza em relação a esse período.

"Gosto de conversar e saber o que eles estão pensando a respeito do assunto", declara. O filho mais velho dela, Anderson Castro, 8 anos, não vê a hora de rever os amigos da escola para retomar as brincadeiras. O menino diz sem reservas que o momento mais esperado na escola é a hora do intervalo, quando ele encontra os amigos e vai brincar.

"A melhor parte é brincar. Mas eu também estudo pra valer. Tem dia que a mão dói de tanto fazer lição", declara. Já a irmã dele, Ariane Castro, 5 anos, conta que gosta de aprender coisas novas. A menina está empolgada para começar a ler. "Minha mãe vai comprar um montão de histórias", prevê.

A psicóloga e graduanda em pedagogia Karine Sugimoto relata que os pais devem aproveitar o período de volta às aulas para motivar os filhos, mas, sem exagerar na cobrança. Ela orienta que os pais devem aproveitar a empolgação característica do período para conversar com os filhos e orientar quanto às normas da escola.

"É ideal levar as crianças para conhecer a escola, os professores, as normas e o ambiente em geral", ensina. Ela enfatiza a necessidade das crianças aprenderem a lidar com as mudanças e diz que o início do ano letivo é o momento propicio para o aprendizado. No caso dos pais com filhos que foram reprovados durante o ano passado a especialista salienta que é preciso conversar ao invés de cobrar exageradamente.

Ela defende que não se deve ficar lembrando a toda hora o fracasso anterior, mas, sim enfatizar a oportunidade para recomeçar. Os aspectos positivos como o fato do aluno conhecer os assuntos que vão ser trabalhados na classe. "Os pais devem passar a idéia de que é preciso aproveitar a nova oportunidade para fazer diferente", conclui.

Notícias relacionadas