EM ALTA
Home

Skatistas preparam manifestação após proibição do esporte na praça

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

21/08/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade


• 
Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–

Um pequeno grupo de manifestantes se reuniu na Praça Nicola Vivilechio, em Taboão da Serra, na noite desta terça-feira, dia 20, para protestar contra a ordem de proibição de uso da praça para a prática de skate. A informação chegou aos skatistas por integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) que fazem a segurança do local. O “skataço” terá um novo ato na próxima sexta-feira, dia 23.

De forma pacífica o grupo pretendia manifestar andando de skate no local, mas o ato não aconteceu porque a GCM não permitiu. “Estamos aqui hoje para reivindicar nossos direitos. Nós estamos reivindicando o direito à prática do skate”, disse Elói Ribeiro.

Foto: Divulgação

Vereadores conversam com grupo de skatistas durante sessão da Câmara

Os manifestantes questionam a forma como foi estabelecida a proibição, para eles a imposição não é legal. ”Existe alguma lei que proíbe o uso do espaço? A praça é pública, o espaço é nosso”, dizem os skatistas.

De acordo com o comandante da GCM Leonel Vieira, a praça não é local para andar de skate. “Eles estão pixando toda a praça. A Praça é um local frequentado por idoso, criança vem brincar, não é lugar para andar de skate. Local para skate é na Praça São Paulo, e vai ser construído outro lugar para a prática desse esporte que é sadio. O pessoal estava andando dentro da fonte. Se não sabe usar, vai ficar proibido”, declarou o comandante.

Durante a conversa entre integrantes do movimento e o comandante  da Guarda, houve alteração de ânimos e um breve bate boca. “A prefeitura está reformando a praça e enquanto estiver em obras, não vai andar de skate. Vocês estavam andando dentro da fonte, lá não é lugar”, falou Leonel Vieira.

O grupo rebateu. “A praça é pública, para você usar como bem entender. Nós queremos andar de skate. Não pode andar de skate, mas pode entrar carro”, dispararam. A referência foi em relação às viaturas da GCM que ocuparam a Praça durante a manifestação.

Alguns manifestantes foram à Câmara Municipal e tiveram uma breve conversa com o presidente da Casa, vereador Eduardo Nóbrega, além de Joice Silva, Érica Franquini, André Egydio e Moreira. O grupo foi pedir apoio para a manifestação de sexta-feira. “Queremos algum tipo de apoio para que na sexta-feira a gente não apanhe da GCM”, disseram.

Nóbrega garantiu ao grupo que irá participar da manifestação. “Eu me comprometo que estarei lá para uma manifestação pacífica”, declarou Nóbrega.  

A União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes) de São Paulo apoia o movimento. O próximo Skataço acontecerá na sexta-feira, dia 23, às 18h, na Praça Nicola Vivilechio, centro de Taboão.

 

Notícias relacionadas