EM ALTA
Home

Sesc Santo Amaro e Prefeitura de Taboão da Serra promovem homenagem a Mazzaropi

7 min de leitura
Foto do autor

Redação

15/10/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

De 15 a 29 de outubro, acontece em Taboão da Serra, o projeto Viva Mazzaropi!, com exibição de filmes, apresentações musicais, bate-papo, exposição fotográfica e teatro, que resgata a trajetória de uma das figuras mais emblemáticas do cinema brasileiro. A realização é da Prefeitura de Taboão da Serra, Sesc Santo Amaro e Instituto Mazzaropi. O evento de abertura do projeto aconteceu no dia 13, às 19 horas, no Liceu de Artes Municipal em Taboão da Serra com a exibição do documentário “Mazzaropi, o Cineasta das Platéias” e contou com cerca de 50 pessoas.

De acordo com a vice-prefeita professora Márcia Regina, responsável pela Secretaria de Cultura e Turismo, parcerias como essa ficarão cada vez mais freqüentes. “Com a criação da Secretaria, agora temos mais autonomia e uma equipe para buscar apoio e parceiros para promover atividades que proporcionem ao taboanense o acesso à cultura”.

Foto: Divulgação | Gustavo Gonçalves

Depois da exibição do documentário Zagatti recebeu homenagem

Durante o evento de abertura do projeto, o cinéfilo taboanense Zagatti, foi homenageado por se identificar com a história de Mazzaroppi e ficou emocionado. “Não esperava essa homenagem e fico muito honrado”, disse.  O coordenador de programação do Sesc Santo Amaro, Mauricio Del Nero explica que a ideia do projeto surgiu através do interesse de homenagear Zagatti. “A nossa intenção era fazer um projeto de cinema que envolvesse duas figuras que tinham uma identificação com o povo brasileiro, o Mazzaropi e o Zagatti. Para nós do Sesc, é uma honra poder homenagear o Zagatti e valorizar seu trabalho que não só é reconhecido nacionalmente como mundialmente também”.

O coordenador disse ainda que a parceria com a prefeitura foi essencial para que o evento acontecesse. “Taboão da Serra faz parte da área de abrangência do Sesc Santo Amaro, então conversando com a Secretaria de Cultura escolhemos a praça Luiz Gonzaga, como local ideal para promover as atividades com as várias linguagens (foto, cinema, teatro), por ter fácil acesso e por já ter se tornado um ponto de cultura na cidade”.

De acordo com a Secretaria de Cultura, são esperadas cerca de 350 pessoas em cada atividade. A coordenadora de Programas Culturais da Secretaria de Cultura, Erica Ferreira, ressalta que antes de todas as atividades do projeto, haverá uma intervenção cultural produzida pelos alunos do Liceu de Artes. “Antes das apresentações, preparamos um cronograma com intervenções culturais com música, dança e arte para aproveitar e divulgar os cursos e o trabalho que desenvolvemos em Taboão da Serra. Estão todos convidados a participar deste grande evento”.

Confira programação do Viva Mazzaropi

 De 15/10 a 28/10. Terça a domingo, às 16h e 19h
Mini Cine Tupy Itinerante
Zé do Periquito; O Lamparina; O Puritano da Rua Augusta; Betão Ronca Ferro; O Corinthiano; Jecão… Um Fofoqueiro no Céu; O Jeca Macumbeiro e; Jeca contra o Capeta. Apresentação dos filmes: José Luiz Zagati. Exibição em DVD. Local: Praça Luiz Gonzaga, s/nº. Bairro: Vila Carmelina. Taboão da Serra. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes no local.
Livre para todos os públicos
Grátis.

 De 15/10 a 29/10. Segunda a domingo, das 09h às 22h.
Exposição Viva Mazzaropi!
32 fotos do acervo do Museu Mazzaropi em Taubaté compõem o painel em homenagem ao artista, contando sua história e trajetória no cinema. Local: Endereço: Praça Luiz Gonzaga, s/nº. Bairro: Vila Carmelina. Taboão da Serra.
Livre para todos os públicos
Grátis.

 15/10. Sexta, às 16h e 19h.
Hoje tem Mazzaropi
O ator, diretor e produtor Amácio Mazzaropi (1912-1981) consagrou-se como um ícone da cultura popular na pele de um caricato caipira. Com bom humor, a montagem mostra a vida do fictício Philaderpho — primo distante de Mazzaropi — ao lado de sua mulher e duas filhas. A rotina da família se transforma depois que uma das moças foge da roça com o objetivo de ser atriz de cinema. Decididos a trazê-la de volta, todos se envolvem em divertidas confusões, muitas delas relativas ao primo famoso e que ressaltam a “alma boa” dos caipiras. Ficha Técnica. Direção: Hugo Coelho. Com: Iara Jamra, Julio Lima, Marta Tramonti e outros. Texto: Mário Viana. Duração: 75 minutos. Comédia. Local: Praça Luiz Gonzaga, s/nº. Bairro: Vila Carmelina. Taboão da Serra. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes no local.
Não recomendado para menores de 12 anos
Grátis.

 15/10. Sexta, às 20h30.
Bate-Papo com Júlio Lima
Ao final do espetáculo da noite o ator Júlio Lima, que conseguiu os direitos autorais do roteiro inacabado de ‘Maria Tomba Homem’, filme não concluído de Mazzaropi, conversa com o público sobre o projeto. Local: Endereço: Praça Luiz Gonzaga, s/nº. Bairro: Vila Carmelina. Taboão da Serra.
Livre para todos os públicos
Grátis.

 22/10. Sexta, às 10h.
Jecão… Um Fofoqueiro no Céu
Jecão e seu filho Martinho vão a São Paulo receber o dinheiro que ganharam na loteria esportiva e, quando regressam à cidadezinha onde moram, são recebidos com festa. A fortuna desperta a cobiça de um fazendeiro, Chico Fazenda, que, com seus capangas, assalta Jecão e acaba por matá-lo. Jecão vai para o céu, mas por duas vezes ludibria seu anjo protetor e volta à Terra para ajudar a prender seu assassino. Ficha Técnica. Direção: Amácio Mazzaropi e Pio Zamuner. Comédia. Duração: 105min. Colorido. Local: Paróquia Santa Margarida Alacoque. Rua Iside Lupo Issa, 28. Jardim São Judas Tadeu. Vagas Limitadas.
Livre para todos os públicos
Grátis.

 29/10. Sexta, às 19h.
Mazzaropi – O Carlitos Caipira
O espetáculo baseia-se em canções dos filmes de Mazzaropi, principalmente as que o próprio comediante cantou: ‘Casinha Pequenina’, ‘A Dor da Saudade’, ‘Isso é Casamento’, são algumas das pérolas do repertório. Os músicos conduzem o espetáculo com intervenções sobre os filmes e a história do personagem Mazzaropi. Com Osni Ribeiro, Kleber Silveira e Leroy Amendola. Local: Endereço: Praça Luiz Gonzaga, s/nº. Bairro: Vila Carmelina. Taboão da Serra. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes no local.
Livre para todos os públicos
Grátis.
 

Notícias relacionadas