Sérgio Vaz participa de encontro de literatura na Alemanha
------------------------------------------------------------
O poeta Sérgio Vaz embarca nesta segunda-feira, dia 20, para uma série de palestras na Alemanha. O escritor participa do “Woche der Marginalen Literatur”, uma iniciativa focada na produção literária dos poetas e ativistas urbanos periféricos. Sérgio Vaz fará palestras em universidades de Berlim, Colônia e Hamburgo, além de participar de um evento na Embaixada Brasileira.
Segundo Vaz, os debates irão girar em torno da literatura como forma de diálogo e reflexão sobre cultura, relações socioculturais, integração, etnia, racismo e produção cultural e arte. “Essa é uma oportunidade de levar nosso trabalho além do Brasil, fico muito contente em poder conhecer novas culturas e mostrar o que fazemos aqui em São Paulo”, disse.
Foto: Divulgação | Marcelo Min

Sérgio Vaz irá dar palestras em diversas instituições na Alemanha
De acordo com a organização do evento, a iniciativa visa a promoção da literatura marginal-periférica em Berlim; a troca de experiências entre o autor Sérgio Vaz e autores, pesquisadores, acadêmicos, ativistas culturais de Berlim; a reflexão sobre os contextos brasileiros e alemães de marginalidade social e cultural.
O tema central das atividades acadêmica será a “Literatura marginal brasileira na atualidade” e será debatido nas seguintes instituições: o Ibero-Amerikanisches Institut de Berlim, o Lateinamerika Institut da Freie Universität de Berlim (FU), o Departamento de Romanística da Universidade de Colônia e o Instituto Camões da Universidade de Hamburgo.
Sérgio Vaz irá participar também de encontros e intervenções poéticas em escolas secundárias. Serão realizados encontros e oficinas de literatura em dois espaços: a escola bilíngue Alemã -Português e a escola secundaria na região de Kreuzberg (bairro de maioria imigrante e com alto índice de delinquência juvenil), nos quais os estudantes irão vivenciar, através das poesias, os contexto e a realidades da periferia paulistana.
A organização prepara também outros eventos durante a passagem de Sérgio Vaz na Alemanha, entre eles a exibição de documentários sobre o movimento de literatura marginal e os saraus de poesia na periferia de São Paulo. Serão duas atividades no cinema Babylon, no qual se exibirá o documentário “Povo lindo, povo inteligente” com legendas em inglês, sobre o Sarau da Cooperifa, seguido por uma roda de discussão.
“Acreditamos que a presença de Sergio Vaz será por sua grande bagagem histórica e sua experiência, como ativista artístico-cultural trará uma extraordinária contribuição para esse projeto de nível internacional”, escreveu Ingrid Hapke, uma das organizadoras do evento e que já participou dos saraus da Cooperifa no Bar do Zé Batidão, na periferia de São Paulo.
Essa é a terceira vez que Sérgio Vaz realiza palestras fora do país, em 2010 ele foi ao México e no ano passado ele participou de eventos na Inglaterra.