Secretaria de Educação de Taboão realiza Encontro de Educação Inclusiva
Taboão da Serra vem sendo referência na área por implementar, desde 2005, importantes políticas públicas de apoio a educação inclusiva. Entre elas: o Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual e Auditivo (Ciadeva), Grupos de Apoio Pedagógico Especializado, Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Capsi), e o Centro de Reabilitação Social.
Foto: Divulgação | Cristina Aguilera
Rodrigo, coordenador do Capsi: Educação e Saúde em prol da inclusão
A atual administração também implementou o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, mantém uma equipe multidisciplinar, parcerias com entidade especializada em adultos com deficiência.(ADT) e oferece transporte gratuito para alunos com deficiência. Os professores da rede passam, ainda, por cursos constantes na área.
Este ano, a inclusão em Taboão da Serra ganhou reforço. Foi ampliado o número de salas de recursos multifuncionais em 14 escolas. Com apenas 6 alunos por turma, esses ambientes possuem materiais pedagógicos especializados. As salas são divididas em dois grupos: um para alunos com deficiência física, mental/intelectual, transtorno global do desenvolvimento e superdotados e outra para alunos com deficiência visual. Essas iniciativas oferecem apoio no contra turno escolar e seguem a recomendação do Ministério da Educação.
Ao todo, as escolas municipais já contam com 615 estudantes inclusos em salas regulares. De acordo com o secretário de Educação Said Jorge a legislação regulamente a Inclusão de deficientes, mas não existe inclusão sem apoio. “Uma sociedade justa precisa dar oportunidades para todos, sem discriminação”, lembrou.
A supervisão do atendimento educacional inclusivo na rede municipal de Taboão da Serra é realizada pela educadora Rita Hortência Queiroz, com grande experiência na área. “Estamos ampliando as parcerias, inclusive com outras secretarias. Agora, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Capsi) atenderá diretamente as escolas municipais, que também contarão com o apoio da equipe especializada do Centro Municipal de Habilitação e Reabilitação Amor Perfeito”.