Sabesp quer aumentar captação de água para Grande SP
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) quer dobrar a captação de água do Sistema Reprodutor São Lourenço para atender a demanda da Região Metropolitana de São Paulo. A companhia recebeu autorização do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para captar até 6,4 mil litros de água por segundo no Sistema.
Uma pesquisa aponta que a bacia não tem capacidade de fornecer tanta água e que a superexploração da reserva poderá causar a seca na região do rio Juquiá. E a medida de superexploração dessa reserva está sendo questionada, quanto as compensações ambientais, como é o caso dos municípios de São Lourenço da Serra e Juquitiba, além do Ministério Público de Itapecerica da Serra.
O rio São Lourenço, está localizado em uma área de mata atlântica, próxima ao Vale do Ribeira, uma das áreas mais pobres do estado. A PPP São Lourenço é a maior obra hidrográfica do país e abastecerá moradores dos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista. A conclusão das obras está prevista para abril de 2018, mas com possibilidade de entrar em operação assistida em 2017.