Romaria de São Lourenço a Itapecerica reúne 300 cavaleiros
O início da peregrinação aconteceu na sexta-feira (12), com uma missa e benção das bandeiras de São Lourenço, Nossa Senhora de Aparecida e Nossa Senhora dos Prazeres, além da benção dos lenços e envio dos Romeiros. A celebração, que foi realizada às 18h na Praça central em São Lourenço da Serra, também comemorou o aniversário de 18 anos do município.
Foto: Divulgação
Cavaleiros reunidos na Igreja Matriz, em Itapecerica da Serra
Na manhã de sábado (13), os romeiros partiram da Capela de Santo Antônio em direção ao Santuário, após receberem a benção do Padre Fausto da Paróquia de Nossa Senhora de Aparecida e São Lourenço. A parada para o almoço foi ao meio dia, na Estrada do Borba Gato no bairro da Aldeinha, em um local amplo onde os Romeiros e seus cavalos puderam descansar e se alimentar.
Às 14h30, as bandeiras deram a largada para a segunda e última etapa da Romaria, chegando ao Bairro do Jardim São Marcos às 17h para concentração e agrupamento. A chegada ao Centro de Itapecerica aconteceu por volta das 18h, com a recepção e benção do Padre Alberto Gambarini, que emocionou muitos Romeiros.
Padre Alberto lembrou a importância histórica das Romarias, em que as pessoas vão em busca de bençãos e indulgências plenárias. Em seguida, todos os Romeiros seguiram em direção ao Ginásio de Esportes, onde uma canja de galinha foi servida e todos puderam descansar nos alojamentos improvisados, além de curtir moda de viola.
Na manhã de domingo (13), o Santuário os recebeu para a Santa Missa Padre Alberto Gambarini elogiou a atitude dos Romeiros e abençoou novamente as bandeiras, além de abençoar os Chapéus e entregar ao Presidente da Romaria, Sr. Willian, um presente a ser entregue ao Padre Fausto de São Lourenço.
Às 17h, os Romeiros chegaram a São Lourenço e às 19h participaram novamente da Santa Missa na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida entregando o presente ao Padre Fausto uma imagem de Nossa Senhora dos Prazeres.
O Presidente Willian falou emocionado que foi uma das Romarias mais bem organizadas, onde a maioria dos Romeiros participou com devoção, foram muito bem recebidos em Itapecerica da Serra e foi muito difícil não se emocionar com o resultado final.
A primeira Romaria de São Lourenço da Serra faz parte do Projeto Romarias da Secretaria de Turismo, que visa atrair visitantes para a cidade com o intuito de fortalecer o turismo e aquecer o comércio, gerando renda para a população. Segundo a Secretaria de Turismo, devido ao sucesso da primeira, outras duas cidades já se interessaram e estão se programando para virem em Romaria para Itapecerica da Serra: Embu-Guaçu e Cotia.
O Presidente Gilmar e o Vice-Presidente Marcelo (Fornáia) da Romaria de Itapecerica da Serra fizeram parte da organização dessa primeira Romaria, contribuindo com suas experiências e tornando este evento um sucesso. Além da Romaria, o final de semana foi marcado também pelo primeiro Encontro Regional de Romeiros de Itapecerica da Serra.
A Romaria ainda teve a presença dos vereadores José Maria (Itapecerica da Serra) e Fernandão Jipeiro (São Lourenço); vice-prefeito de São Lourenço Zé da Tereza, que acompanhou um grande trecho da Romaria no sábado; e a Secretaria de Turismo de Itapecerica da Serra, que deu total apoio e acompanhou todo o trajeto.
A Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes colaborou com a organização do trânsito e a segurança da GCM, enquanto a Secretaria de Esportes e Lazer cedeu o espaço do Ginásio para todos pernoitarem.