Retorno do km 275 não está previsto, diz Autopista
Nely Rossany, da Gazeta SP
O anúncio da construção de quatro novos retornos na Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), entre as cidades de Embu das Artes e Juquitiba, virou uma polêmica em Taboão da Serra. Há tempos existe a reivindicação para a construção de um retorno, além do que existe no bairro Parque Pinheiros, entre os km 275 e 276, para acesso ao bairro Jardim São Judas e adjacências. Mas, a concessionária responsável pela via desde 2008, alega que só retorno do 277,7 está previsto.
Para os vereadores, o novo retorno no km 277,7 não vai beneficiar os moradores da região, já que ficará próximo à entrada do Rodoanel em Embu das Artes. “É só olhar como está o trânsito na avenida Paulo Ayres, quem precisa ir para o Pirajuçara, São Judas, Indiana e outros bairros próximos precisam usar exclusivamente o trecho no Parque Pinheiros, que dá um nó no trânsito", diz o vereador Olívio Nóbrega.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Concessionária diz que retorno do km 275 não está previsto, mas marginais serão construídas
Os moradores também se envolveram na discussão e alegam que antes da concessão da rodovia, já existia um pedido e a necessidade de um novo retorno em Taboão da Serra. “Temos documentos que provam que estava previsto no plano de concessão da rodovia, a construção dessa alça de acesso entre os o Iolanda e o bairro do São Judas, no km 276. Agora por uma questão política estão tentando levar o retorno para a cidade de Embu. Os vereadores e a prefeitura de Taboão terão que lutar muito para reverter isso”, relata o Síndico Condomínio Rural Jardim Iolanda, Nilton Benedito Esteves.
Procurada pela Gazeta SP, a Autopista, informou que a construção do retorno no km 277,7 está prevista no Programa de Exploração da Rodovia (PER) e que o projeto está em análise na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “As alterações em projetos e definição de locais de execução de obras devem ser analisadas e aprovadas pela agência reguladora”, diz nota oficial.
Marginais
Outro ponto que a Concessionária aborda é a construção das ruas laterais, ou marginais, que vai minimizar o problema do trânsito na região. “Os sete quilômetros de ruas laterais em Taboão da Serra, entre o km 268,9 e o km 275, irão facilitar a movimentação de veículos na região, além de organizar o tráfego rodoviário e o tráfego urbano”.