EM ALTA
Home

Reforma da maternidade será entregue no dia 16

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

03/12/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A Maternidade Antena, que está fechada para reforma desde o dia 4 de setembro será reaberta no dia 16 de dezembro. O Pronto Socorro (PS) e a maternidade, que antes eram no mesmo espaço foram separadas e o centro cirúrgico foi reformado. Agora o Antena contará com quatro vagas de UTI neonatal e sete leitos de UTI adulto, além de duas enfermarias com seis leitos, cada. Cerca de 130 gestantes são atendidas por dia. Durante a reforma, elas foram encaminhadas ao Hospital Geral do Pirajussara (HGP).

Na maternidade também terá o cartório para registro do recém-nascido, onde a criança já sai devidamente registrada. O espaço que atualmente é utilizada como área de observação será a futura área administrativa. Outra novidade, anunciada pela Deputada Estadual Analice Fernandes, são as roupas hospitalares que o PS tem agora. “Antes não tinha roupas aqui, agora temos até colcha e toalhas”, afirma.

Foto: Thiago Neme

Reforma da maternidade já está na fase de acabamento

De acordo com o prefeito Fernando Fernandes a separação das alas tem o objetivo de diferenciar o ambiente para momentos diferentes na vida das pessoas. “No PS é um momento ruim, de enfermidade, enquanto na maternidade é um momento de alegria. Por isso achamos mais conveniente separar os dois ambientes”, explicou. Fernandes completou dizendo que essa mudança contribuirá para uma maior atenção aos investimentos na área da saúde.

Com a divisão, as gestantes passarão primeiro no PS e, após consulta com o médico, encaminhada para a maternidade. Na maternidade também terá o cartório para registro do recém-nascido, onde a criança já sai devidamente registrada. O espaço que atualmente é utilizada como área de observação será a futura área administrativa.

Pré natal

Além do parto, as gestantes poderão fazer todo o pré natal no Antena. Segundo a prefeitura, o acompanhamento da criança não será interrompido após seu nascimento, os médicos continuarão acompanhando-as, principalmente no primeiro ano de vida, para garantir que todos os cuidados básicos estão sendo tomados, como por exemplo, se as vacinas estão em dia. Elas também ganharão o enxoval da criança.

Segundo Fernando Fernandes neste ano foi destinado 35% do orçamento para a Saúde, sendo que até o momento já foram usados 30%. Ele falou a respeito da dificuldade de investir nesta área: “por mais que a gente faça, sempre terá um déficit. Saúde de qualidade gasta! Se pegar 80% da verba para a saúde ainda vai faltar algo, esta é a realidade”, finalizou Fernandes.

Tempo de atendimento

A Secretária de Saúde, Raquel Zaicaner, em uma entrevista dada em julho deste ano, afirmou que o tempo de espera já chegou a ser de até 10 horas. Atualmente o paciente aguarda, no máximo, 20 minutos para ser atendido e, dependendo da gravidade, o tempo é menor, segundo o prefeito. 

 

Notícias relacionadas