Quatro Escolas Estaduais negam matriculas em Taboão da Serra
A população que procura por vaga no ensino fundamental em quatro escolas estaduais de Taboão da Serra, foi surpreendida com a informação de que as escolas Maria Catarina Comino, Francisco Vicente Lopes, Asas Brancas e José Roberto Pacheco não vão receber o cadastramento de alunos para distribuição de novas vagas, em razão de um processo de “municipalização do ensino” possivelmente programado para ocorrer a partir de 2010.
Segundo a Apeoesp, sindicato que representa os professores, os interessados em obter uma vaga nessas escolas estão sendo direcionados para outras unidades mais afastadas de seu bairro, seguindo uma orientação da Diretoria Regional de Ensino (DRE). A denúncia foi feita à entidade por professores que atuam nas escolas.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Escola Estadual Asas Brancas, no Pq. Assunção
A situação mais complicada, segundo apurou a Gazeta SP, é no colégio Maria Catarina Comino. No início da última semana, mães procuraram a direção e foram informadas de que a unidade teria anunciado o fechamento de quatro salas de aula para vagas de 1ª a 4ª série.
Nas escolas Vicente Lopes, Pacheco e Asas Brancas a situação é semelhante. Professores afirmaram ao sindicato que a procura por vagas foi direcionada para outras unidades da região. “Os pais que pleiteiam vaga para os seus filhos residem nas imediações dessas escolas. São famílias simples, onde muitas vezes as crianças ficam sozinhas em casa, enquanto seus pais trabalham. A municipalização, além de diminuir as vagas, vai inchar ainda mais a rede municipal que não está conseguindo atender a demanda em suas escolas”, defendeu José Afonso, dirigente da Apeoesp.
A reportagem fez contato por telefone com as escolas. Na Catarina Comino a ligação não foi atendida. No Pacheco, a informação foi de que não será oferecida vagas no ensino fundamental 1, pois a escola só atende de 5ª a 8ª série. As vagas são indicadas para inscrição na escola Luiz Cintra, no bairro do Guaraú, em São Paulo. No Asas Brancas a informação foi de que no ano que vem não haverá turma de 1ª a 4ª série. Para atender a esse público a indicação é escolas da prefeitura. Já no Vicente Lopes, uma mensagem da operadora de telefonia diz que o número chamado não existe.
Outro lado
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação do Governo garantiu que a denúncia sobre a falta de vagas, o fechamento de salas de aula e a indicação de pais para realização de matrículas em escolas fora da área de moradia “não é verdadeira. Além disso, não existe nenhum projeto de municipalização do ensino em Taboão da Serra programado para 2010”. A Diretoria de Ensino também informou que não há nenhuma proposta de entrega do ensino para a responsabilidade da prefeitura e que as vagas serão preenchidas normalmente, seguindo os critérios definidos pelas unidades escolares.