Home
›
Projeto prevê R$ 8 milhões para saneamento básico em Taboão da Serra
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
A Prefeitura de Taboão da Serra elaborou um projeto para receber verbas de R$ 8 milhões do governo federal para obras de saneamento básico. O projeto Saneamento Para Todos/2008 é uma parceria do governo com as prefeituras que apresentam projetos para viabilizar recursos, cujo objetivo é a recuperação de áreas sem infra-estrutura, com problemas sociais e econômicos causados pela proliferação de lixões, esgoto a céu aberto, água tratada e falta de tratamento dos resíduos despejados no solo. O município já foi contemplado com recursos do programa e viabilizou a canalização, numa primeira etapa, do córrego Ponte Alta, na avenida Cid Nelson Jordano, no Jd. Maria Helena.
Com o novo projeto apresentado, a prefeitura pretende dar início à segunda etapa das obras de canalização do córrego, que ainda apresenta problemas de saneamento e falta de infra-estrutura adequada para a qualidade de vida da população. Até o momento, a prefeitura já interviu em cerca de 300 metros do rio, promovendo obras de reurbanização, reconstrução de encostas, serviços de drenagem e galerias de águas pluviais, asfalto. A segunda etapa abrange a continuação do que já foi feito até agora, só que em toda a extensão do córrego. Além da recuperação de margens, muro de arrimo e a construção de uma ponte de acesso. Caso seja aprovado, o projeto atenderá mais de 30 mil pessoas.
De acordo com a Secretaria de Obras e Infra-Estrutura da prefeitura, o inicio das obras depende da aprovação do projeto. Até o momento, 533 projetos em 357 municípios, incluindo Taboão da Serra, Santana de Parnaíba, Itapevi, Jandira e Vargem grande Paulista, já foram selecionados. Cada projeto apresentado deve ter indicação para investimentos em serviços de água, esgoto sanitário, manejo de águas pluviais, resíduos sólidos e saneamento. Após a primeira seleção, todos serão avaliados pela Caixa Econômica Federal (CEF), que fará a liberação dos recursos com a utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
O secretário de Obras, Ricardo Rezende, acredita que até o final de março a prefeitura terá uma resposta sobre a aprovação do projeto. Sendo contemplada e não for apontado nenhum problema técnico, terá início o processo de licitação para contratar as obras. “Depois de todo o processo a Secretaria do Tesouro Nacional informa sobre a viabilidade, é iniciada a obra com uma contrapartida municipal e aí sim começa o repasse do governo federal. Se tudo der certo, até o meio do ano toda aquela região (córrego Ponte Alta) será beneficiada com as obras de saneamento”, informou.