Projeto Luz forma duas mil crianças das escolas municipais de Embu das Artes

Por Sandra Martins
O Grupo de Educação e Prevenção de Drogas (Gepad) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes, em parceria com a Secretaria de Educação, formou nos dias 7 e 8, cerca de duas mil crianças, dos 4º e 5º anos do ensino fundamental.
Estudantes das Escolas Municipais Astrogilda de Abreu Servilha; Valdelice A. Medeiros Prass; Professor Paulo Freire; Maria Josefina de A. Carvalho Azteca e Reynaldo Ramos Saldanha da Gama que participaram das palestras e receberam o certificado.
A apresentação do canil da GCM deixou as crianças animadas pois elas acompanharam alguns truques que são desenvolvidos com os cães adestrados para identificar entorpecentes.
O projeto Educafan para crianças da educação infantil dos 1º, 2º e 3º anos foi apresentado com teatro de fantoches. Dentre os temas abordados no projeto destacam-se os seguintes: “Drogas e violência”, “Drogas e seus malefícios”, “Novas drogas destruidoras”, “Família e sua força” e “Convívio familiar, social e profissional”.
“Nós aprendemos que não se pode usar drogas, aceitar convites de desconhecidos, sobre o que é o suicídio, que devemos evitar pessoas que usam drogas, não se envolver em brigas e quais são consequências que nossos atos trazem para nossas famílias”, disse a aluna do 4° ano Yasmin Alves Hayashi de 10 anos.
“Desde o começo dessas aulas o comportamento dela mudou muito, ela ficou mais atenta com drogas e entorpecentes, prestando mais atenção no que nós país falamos. Ela olha as pessoas de outro jeito tentando ajuda-las, e esta muito diferente após os ensinamentos do Gepad, e eu acho muito importante para as crianças na idade dela, aprender dentro da escola um pouco do que acontece no mundo de hoje”, relatou o pai Edmur dos Santos Vilasboas sobre o comportamento da filha Yasmin. O secretario de Educação Pedro Ângelo participou do evento.
Entenda o programa
O Gepad, em parceria com a Secretaria de Educação, ministra cursos e palestras que visam prevenir e reduzir o uso de drogas, realizando capacitação nas escolas municipais com professores, pais e alunos. Nas formações, a interação entre família e escola é reforçada e entre seus objetivos estão: conscientizar; desenvolver programas de prevenção; dar informações científicas sobre o uso indevido de drogas; integrar as instituições públicas e outros segmentos em programas de prevenção; formar agentes multiplicadores e orientar usuários e familiares sobre os locais de tratamento e internação a dependentes. A droga mais usada na cidade é o álcool, predominantemente entre jovens do sexo masculino.
Colaborou Jessely Cardoso, estagiária
Assessoria de Comunicação da PMEA
TAGS
Notícias relacionadas

Artesp reduz frota de ônibus intermunicipais durante as férias escolares em Taboão da Serra e região
30/06/2025

PM de Embu das Artes captura homem procurado pela justiça no Jd. Independência
30/06/2025