Programa Mais Médicos destina apenas um profissional para a região
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–
Por Nely Rossany, da Gazeta SP
Taboão da Serra com 240 mil habitantes vai receber um médico estrangeiro pelo ‘Mais Médicos’. O programa do Governo Federal tem o objetivo de levar os profissionais para as periferias das grandes cidades e locais onde faltam médicos, como é o caso dos municípios da região sudoeste da Grande São Paulo. Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra se inscreveram, e desses somente Embu das Artes não foi classificada como prioridade pelo Ministério da Saúde.
Mesmo assim, a região que tem mais de um milhão de habitantes e muitos problemas na saúde pública não foi escolhida pelos médicos. Taboão da Serra, uma das cidades prioridades, que recebeu somente um médico, tem conta hoje com doze Unidades Básicas de Saúde e 109 médicos. Desde o início do ano, a prefeitura concurso com 80 vagas, mas só 47 profissionais foram contratos. Segundo a Secretaria de Saúde, o ideal seria no mínimo 200 médicos. Para completar este número, será preciso a contratação de 93 médicos.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Taboão da Serra pecisa contratar mais 93 médicos: faltam profissionais no mercado
Ainda de acordo com a Secretaria, para tentar amenizar o problema da falta de médicos, a prefeitura realizou contratações de emergência, concurso público, processo seletivo e agora vai abrir um novo concurso para contratação de outros 88. Questionada sobre o programa Mais Médicos, a secretária Dra. Raquel Zaicaner preferiu não se pronunciar.
O programa teve 1.618 inscritos, sendo 358 estrangeiros, que podiam escolher em todo o Brasil seis opções de cidades para atuar. O número representa 10,5% dos 15.460 médicos requisitados por 3.511 cidades. Os médicos devem chegar aos municípios a partir do dia 1º de outubro. De acordo com o Ministério da Saúde, os locais que eram prioridades e ficaram sem médicos devem aguardar a segunda chamada para o programa que abriu novas inscrições nesta segunda-feira.
Grande São Paulo
Em toda a Grande São Paulo, municípios prioridade como Carapicuíba, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Osasco e Suzano receberam 26 médicos. Barueri, que não estava na lista como prioridade recebeu três médicos.