EM ALTA
Home

Programa Mais Médicos atuará numa região com mais de 100 mil pessoas

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

03/11/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook

———————————————– 


Alex Natalino


As seis médicas cubanas do Programa Mais Médicos, que irão integrar o quadro da rede de saúde de Embu das Artes já estão na cidade. São elas: Maria Eulalia Quesada Arminan, Maria Georgina Nicolas Hernandez, Maria Isabel Gonzales Guevara, Maria Yermes Clausse Duany, Maricel Mejias Herrera e Maricel Vazquez Cespedes.
 
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde trabalharão são Jd. Santa Tereza, (2 médicas), Eufrasio Pereira Costa(Jd. Silvia, Luzia e Tomé), Jd. N.S. Fátima, Jd. Valo Verde e Jd. Santa Emilia com uma médica cada. As UBS para as quais elas foram destinadas atendem juntas a uma população de cerca de 112 mil pessoas. O programa prioriza as unidades com mais necessitadas e as que atendem o programa de saúde da família. 
 
É uma mudança cultural que ocorre em no sistema de saúde do município, pois elas ficarão fixas no mesmo local, criando um vínculo com a comunidade e trabalhando 8h por dia, condição que gera menos carência no atendimento do que o sistema horista que conta com profissionais que atuam em pontos distintos.
O prazo de atuação delas em Embu é de três anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
 
Adaptação e início das atividades
Esta semana as médicas farão um reconhecimento da rede de saúde local, das ações programáticas, dos dados epidemiológicos e visitarão as unidades, inclusive as de média complexidade (Pronto-Socorro, Maternidade, Centro de Especialidades e SAMU).
E a partir do dia 11/11 já estarão nas suas unidades atendendo a população.
 

Notícias relacionadas