EM ALTA
Home

Procura por cadastramento biométrico é baixa em Taboão

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

20/10/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O cadastramento biométrico começou a ser feito no início de setembro nos cartórios eleitorais de Taboão da Serra, mas a procura pelo serviço é considerada baixa. Até a primeira quinzena de outubro, dos 199.515 mil eleitores inscritos, somente 2.339 fizeram o cadastramento, sendo 1.366 na 416ª Zona Eleitoral e 973 na 324ª ZE. No município a biometria não é obrigatória. O Tribunal Superior Eleitoral tem como meta cadastrar todo o eleitorado do Brasil até 2018.

Há pouco mais de um mês, o eleitor que procurar o cartório para solicitar o título pela primeira vez, fazer a transferência de domicílio eleitoral ou revisão de dados, automaticamente passará pelo cadastramento biométrico, o que inclui a coleta das digitais de todos os dedos das mãos, além de fotografia e assinatura digital.

O Tribunal Superior Eleitoral tem como meta cadastrar todo o eleitorado do Brasil até 2018 | reprodução / TRE-SP

O atendimento nos cartórios eleitorais deve ser obrigatoriamente agendado, no site do TRE-SP. Ao comparecer no cartório eleitoral na data marcada, o eleitor deve levar um documento de identidade com foto, comprovante de residência e o título eleitoral, se tiver. Para o primeiro título dos homens, com idade entre 18 a 45 anos, é necessário também o comprovante de quitação do serviço militar.

Biometria

A biometria é uma tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral para dar mais segurança à identificação do eleitor. Antes da entrada na cabine de votação, o mesário solicita que o eleitor posicione um dos seus dedos (polegar ou indicador) no leitor do microterminal e, em seguida, ele é liberado para votar na urna eletrônica.

2º turno em Taboão da Serra

Quem já contava como certo o segundo turno nas eleições municipais de 2016 em Taboão da Serra terá que aguardar um pouco mais. De acordo com dados divulgados pelos cartórios eleitorais da cidade, até a primeira quinzena de outubro, o número de eleitores inscritos em era de 199.515.

Somente em junho do ano que vem o Tribunal Regional Eleitoral divulgará com exatidão a quantidade de eleitores, se até lá, o município não ultrapassar o número de 200 mil eleitores, Taboão não terá coeficiente necessário para realizar as eleições em dois turnos.

“Esse número só vai ser exato a partir de junho de 2016, quando fechar o sistema, porque da mesma forma que entra eleitor, sai. Alguns pedem transferências, enfim, não dá pra dizer nada por enquanto sobre segundo turno”, disse Janete Aparecida Alves, auxiliar de cartório da 416ª ZE

Taboão da Serra conta com duas Zonas Eleitorais, 416ª Zona Eleitoral possui 28 locais de votação e 288 sessões. Já a 324ª Zona Eleitoral têm 24 locais de votação, 232 sessões.

Serviço – Cartório Eleitoral

Taboão da Serra
324ª Zona Eleitoral
Endereço: Rua Elisabeta Lips, 303 – Jd. Bom Tempo
Telefone: (011) 4701-8051

416ª Zona Eleitoral
Endereço: Rua Helmuth Strobel, 165, Pq. Pinheiros
Telefone: (011) 4786-3250 / 4786-3421

Notícias relacionadas