Presidente da Câmara se reúne com conselheiros tutelares de Taboão
O presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereador José Aparecido Alves, o Cido, esteve na sede do Conselho Tutelar na última terça-feira, 16, para discutir com os conselheiros a atuação do órgão e os desafios para assegurar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente no município. Taboão tem cinco conselheiros tutelares. Os casos de conflitos familiares representam maioria entre os atendimentos realizados por eles. O Conselho funciona em regime de plantão e atende 24 horas e nos finais de semana.
Durante a visita ficou evidente a importância do Conselho Tutelar especialmente nos casos de crianças e adolescentes em situação de risco, vulnerabilidade ou vítimas de violência. Somente esse ano o conselho de Taboão da Serra atendeu 1.080 casos. A maior parte da demanda do órgão é encaminhada pela delegacia, pelo fórum, secretaria de Educação, prontos socorros e por meio de denúncias anônimas.
A secretária de Assistência Social Arlete Silva participou do encontro e falou sobre a atuação conjunta dos órgãos de assistência social na defesa dos direitos da criança e do adolescente.
O presente Cido afirmou que vai brigar pela instituição da vaga zero para os casos encaminhados por meio do Conselho Tutelar. O presidente é autor de leis que divulgam os números de Disque Denúncia (100 e 181) a fim de incentivar a população a ajudar no combate aos crimes praticados contra a infância.
“Com planejamento vemos que é impossível a cidade buscar a integração e o fortalecimento das políticas de ação social. Acredito que assim vamos caminhar para garantir efetivamente os direitos assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse Cido.
Os conselheiros presentes salientaram que é preciso divulgar cada vez mais as formas que a população tem para acionar o Conselho Tutelar. As conselheiras presentes fizeram questão de destacar que após receber a demanda fazem encaminhamento para as secretarias e órgãos competentes visando garantir o atendimento social necessário.
"O conselho atua para orientar família a punição é um ato extremo", afirmou a presidente do Conselho Tutelar de Taboão da Serra, Neusa Lourenço. “A demanda aqui é muito grande. Já passou da hora de termos uma segunda vara criminal”, completou Silvani Ferreira.
Para acionar o Conselho Tutelar os moradores podem entrar em contato pelos telefones: 4701-1618 e 4787-3451 ou pessoalmente na Avenida Dr. José Maciel, 273, no Maria Rosa.