Home
›
Prefeituras oferecem programação especial no combate ao câncer de mama
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
No mês de outubro, as cidades de Embu das Artes e Taboão da Serra prepararam uma programação voltada para o “Outubro Rosa” que é o mês de conscientização e combate ao câncer de mama. As redes municipais de saúde vão intensificar o agendamento de exames para as mulheres, principalmente a mamografia.
De acordo com a secretária de Saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner, o objetivo é conscientizar sobre a importância do autoexame e da mamografia. “Queremos atingir o máximo de pessoas possível, passando informações sobre como se prevenir, pois quanto mais cedo for detectada qualquer anormalidade no seio, mais chance há de tratamento”, diz.
Foto: Ricardo Vaz

Combate ao Câncer de Mama será realizado com exames, orientações e palestras durante o mês
Foto: Ricardo Vaz

Combate ao Câncer de Mama será realizado com exames, orientações e palestras durante o mês
Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar o posto de saúde para fazer o exame das mamas anualmente e as mulheres de 50 a 69 anos devem fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. Para conferir a programação da cidade de Embu das Artes, acesse www.embudasartes.sp.gov.br e de Taboão da Serra www.taboaodaserra.sp.gov.br.
O Movimento
O movimento Outubro Rosa, iniciado nos Estados Unidos, é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A Campanha, que dura todo o mês de outubro, visa alertar sobre o número crescente de pessoas com a doença e a importância de fazer o diagnóstico precoce. O câncer de mama é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.
Com o estímulo da campanha, houve aumento no número de exames realizados. O ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária , de 50 a 69 anos, em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.