EM ALTA
Home

Prefeitura quer fazer parceria para ampliar monitoramento em Taboão

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

24/09/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Uma das principais armas que a Guarda Civil Municipal (GCM), de Taboão da Serra tem utilizado para solucionar os crimes, coibir os assaltos e mapear os pontos mais críticos, é a central de monitoramento da cidade. Segundo o secretário de Segurança Pública, Gerson Brito, muitos crimes, como por exemplo a execução do sargento aposentado, identificado como Iderval, na Praça Luiz Gonzaga no dia 22 de maio deste ano, foram solucionados e investigados através das câmeras de monitoramento. “Só naquela região são mais de três posicionadas estrategicamente nas saídas dos bancos”, esclareceu. 

Para intensificar as ações de combate ao crime, a ideia é ampliar a capacidade operacional da central de monitoramento, que atualmente opera com 28 câmeras para 100, através de parcerias, onde os proprietários de empresas que já tenham ou queiram instalar as câmeras de segurança compartilhem as imagens com a Guarda Municipal. Para os donos das empresas, a vantagem será ter o seu estabelecimento comercial monitorado pelos guardas.

A ideia é ampliar a capacidade operacional da central de monitoramento na cidade | Thiago Neme / Gazeta de S. Paulo

“Hoje é muito importante termos uma central de inteligência, já resolvemos muitos casos de saidinha de banco, com as câmeras no Pirajuçara. O projeto é aumentar para 100 câmeras, e vamos tornar isso possível, através de parcerias com empresas. As câmeras ficarão em saídas do município, corredores e bairros com maiores índices de criminalidade”, complementou Brito.

O secretário informou, que as empresas interessadas na parceria, já podem procurar a prefeitura ou até a própria base da GCM, no Jardim Bom Tempo, para se candidatar. “A ideia é que as empresas façam toda a instalação no local onde ela irá ficar, e nós, cuidaríamos da parte de monitoramento”, finalizou Gerson Brito.
A maioria das câmeras em funcionamento estão posicionadas no Parque Pirajuçara, Rodovia Régis Bittencourt, Parque Pinheiros, Parque Marabá, Centro, Jardim Leme, Jardim Record entre outros endereços.

Boletim de Ocorrência Fácil
A Guarda Civil de Taboão está com um projeto encaminhado, para a criação de stands para a o registro de ocorrências, o projeto está sendo chamado de “B.O Fácil”, e a ideia é levar os stands para o centro da cidade, Shopping Taboão e outro na própria delegacia da cidade. O principal objetivo é acelerar o atendimento, e tornar o registro mais rápido.

Notícias relacionadas